sábado, 19 de março de 2011

Cozido espanhol

Cozido espanhol
..


Preparamos uma variação do “puchero” que é feito à base de carnes e embutidos, legumes, verduras, ovos cozidos e, às vezes, banana, que são cozidos juntos, e com temperos, na mesma panela.


 È uma preparação característica de vários países. Na Espanha, é chamado “puchero” ou “cocido”, sendo o mais conhecido o “cocido madrileno”. 


O “Puchero” é a versão espanhola para o cozido português.


  

 

COZIDO ESPANHOL

 

1/2 kg de patinho em cubos

2 dentes de alho amassado

1/2  de lingüiça fresca


2 lingüiças defumadas em rodelas

2 sobrecoxas de frango picadas ao meio

100 g de bacon picados em pedaços grandes


400 g de grão de bico

4 tomates sem pele e sem sementes

1 xícara (chá) de ervilha fresca


200 g de vagem manteiga cortadas ao meio

2 batatas-doce cortada em pedaços grandes

10 batatas pequenas inteiras


4 cenouras picada em pedaços grandes

1 xícara (chá) de abóbora picada em cubos

Folhas de repolho a gosto


50 g de azeitonas pretas

1 tablete de caldo de carne

1 tablete de caldo de galinha

Cheiro verde picado finamente

1 copo americano de vinho branco seco

Sal, folha de louro, alho espremido, pimenta vermelha e azeite de oliva a gosto.


 

MODO DE PREPARAR

 

Tempere o patinho e as sobrecoxas de frango com uma pasta de alho espremido, vinagre, sal, folha de louro e pimenta a gosto, deixando marinar neste tempero por umas 2 horas.

 

Cozinhe o patinho na panela de pressão com bastante água, juntando um caldo de carne, até que fique macio, retire a carne e junte a vagem e a cenoura, deixando cozinhar até que fique cozidos, retire os legumes e reserve. Na mesma água cozinhe a abóbora até que fique macia, retire e reserve.

 

Em outra panela cozinhe as sobrecoxas de frango com bastante água e o caldo de galinha, até que fiquem macias, retire e reserve. Na mesma água cozinhe as batatas e batatas-doce até que fiquem macias.

 

Retire a pele das lingüiças calabresa e afervente em água, juntamente com as lingüiças fresca por 3 minutos, retire e corte em pedaços grandes. Reserve.

 

Em uma panela de tamanho suficiente faça uma camada de legumes, verduras, pimenta, carnes, junte a ervilha fresca, carne, lingüiças e as azeitonas, salpique com cheiro verde, sempre em camadas. 


Junte um pouco do caldo em que foram cozidas as carnes, verduras e legumes, regue com azeite de oliva e finalize a montagem do prato com tomates, ervilhas, vagem, cheiro verde. Deixe ferver até que todos os ingredientes tomem gosto. Um pouco antes de desligar o fogo junte o vinho branco.


  

DICA: Este prato pode ser servido somente ele, pois é um prato completo, ou com um pouco de farinha de mandioca, em cada prato.


Nenhum comentário:

Postar um comentário