Um azeite aromatizado transforma um risoto simples.
A bola da vez foi um risoto que era pra ser cozido só no caldo de legumes com tomilho.
Fritei em 1 colher de azeite virgem + 1 colher manteiga, 1 cebola pequena bem picadinha.
Quando comecaram a dourar, acrescentei o arroz arbóreo (2 xícaras),refoguei por alguns minutos, e derramei aí 1/2 copo de vinho branco seco, deixando secar.
Entao, fui adicionando caldo de legumes (preparado conforme instrucoes da caixinha, mas com 1/3 a mais de água, pouqiunho de sal e uns raminhos de tomilho picados) e mexendo, e dando aquela olhadinha pra cuidar o ponto do risoto.
Mais caldo se necessário, até o arroz ficar macio, mas ao dente. Uns 15, 17 minutos no total de tempo de cozimento.
Tirei do fogo e incorporei 1 colher de manteiga + 2 colheres do azeite de trufas + 2 colheres de parmesao ralado fino. O cheiro ficou inacreditável, e o sabor, especial.
Sobre o ponto do risoto: só fazendo mesmo pra aprender. Nao dá pra acertar "de cara" com receita detalhada. Meus primeiros risotos foram um desastre, alguns "crocantes"(ja viu isso???), outros grudentos demais... Só tentando, e percebendo como funciona o cozimento desse tipo de arroz, que se pode chegar a um resultado satisfatório.
Preparei uma carne suína (cortada em bifes grossos) grelhada, temperada com suco de limao, sal, pimenta, alho picado.
Fritei uns alhos laminados e coloquei sobre a carne na hora de servir.
Pra italianar ainda mais a coisa, montei os pratos com salada de rúcula + tomate seco temperada com vinagre balsâmico, sal e azeite.
http://evamosbotaraguanofeijao.blogspot.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário