domingo, 6 de março de 2011

Rosca de Polvilho do Rio Grande do Sul






Rosca de Polvilho do Rio Grande do Sul




Imagino o sufoco dos europeus que aqui chegaram e tiveram que rebolar em verde-e-amarelo com os ingredientes tupiniquins. Não tem trigo, vai polvilho mesmo, que mandioca aqui nunca faltou. 

E ainda hoje, com trigo fácil, estas roscas de polvilhos são apreciadíssimas no Sul. Nas padarias do interior é costume que fiquem prontas no meio da tarde para se comer na merenda. Com tudo aquilo que gaúcho gosta – natas, chimias, queijo quark...
Minhas primeiras tentativas foram frustrantes. Não achei uma só receita certa na internet. As massas ficavam moles e, ao assar, viravam uma pedra, não sem antes esparramar pela assadeira. 

Agora, com esta receita da Dona Iraci Berghan, de quem já falei aqui, finalmente consegui acertar o ponto. 

Apesar da forma de biscoito gigante, tem textura macia como um pão de queijo, ainda que não leve qualquer outro laticínio além do próprio leite. Fora o queijo, a massa é bem parecida.

 Depois de frio fica meio elástico, mas quentinho tem crosta crocante e estaladiça com miolo macio. Uma ótima opção para quem não pode consumir glúten (os que têm doença celíaca), pois dá pra comer puro ou usar para fazer sanduíches. E para os comilões de plantão também.


Rosca de Polvilho
1 xícara de óleo
1 xícara de água
2 colheres (chá) de sal
1 xícara de leite frio
2 ovos
Cerca de 5,5 xícaras de polvilho azedo

Preaqueça o forno em temperatura bem alta (250 ºC). Reserve uma forma redonda de pizza, sem untar.

Coloque o óleo, a água e o sal numa panela e leve ao fogo. Numa tigela grande coloque 3 xícaras de polvilho e reserve o resto. Quando a água com óleo ferver, despeje sobre o polvilho para escaldá-lo. 

Misture bem. Junte o leite frio e os ovos e misture bem com uma colher de pau. Aos poucos, vá juntando o polvilho restante até a massa soltar das mãos e ficar com consistência macia e modelável. 

Faça com ela um anel e coloque na assadeira. Leve ao forno e deixe assar por cerca de 40 minutos ou até ficar bem crescida e dourada.
Rende: umas 30 porções
Nota do Come-se

esta rosca é feita tradicionalmente em forno à lenha, sobre folha de bananeira, a uma temperatura superior às alcançadas pelos fornos domésticos. 

Então, o que fiz foi preaquecer o meu forno, que não tem termostato, por cerca de meia hora com uma assadeira de pizza, de pedra sabão, dentro. 

A rosca crua modelada, coloquei diretamente sobre a pedra. Fiz isto para garantir uma temperatura à altura dos fornos de lenha.

E da próxima vez vou polvilhar a superfície da rosca com queijo ralado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário