terça-feira, 8 de março de 2011

Dicas: alimentos que ajudam seu corpo

Dicas: alimentos que ajudam seu corpo

O nutrólogo Alexander Azevedo explica que é muito importante que a alimentação seja vigiada desde a infância. Os estudos mostram que 6,6% das crianças com menos de cinco anos já tem excesso de peso. E no caso dos adultos brasileiros, o número chega a 50%.
Alexander explica que todas as pessoas do mundo têm deficiência de pelo menos um nutriente. "As pessoas precisam lembrar que há diferença entre se alimentar e nutrir. Comer salgadinhos e doces e tomar refrigerante alimenta, mas não nutre e ainda contribui para a obesidade."
Ele dá o exemplo do potássio. "100% das pessoas tem deficiência desse nutriente. Isso foi comprovado em estudos. Na falta do potássio, o sódio toma o lugar e faz com que as pessoas inchem."
No caso específico das mulheres, 90% sentem falta de cálcio. "As pessoas nem imaginam, mas o cálcio ajuda a emagrecer, equilibra a pressão arterial e atua no cérebro, diminuindo até a insônia."
Mas para Alexander o que não pode ser esquecido de forma alguma é o Ômega 3, que também é encontrado em quantidades inferiores ao necessário em todas as pessoas. O nutriente é encontrado principalmente no óleo de peixe, semente de linhaça, vegetais de folha verde e castanha do Pará.
"O Ômega 3 é importante para crianças já que ajuda as hiperativas e com déficit de atenção. Crianças que consomem mais esse nutriente, tem melhor memória e se comportam melhor. Para se ter uma idéia, um estudo realizado na Universidade de Oxford comprovou que uma dose diária de óleo de peixe é melhor do que a Ritalina (remédio usado para tratar hiperatividade e déficit de atenção) e ainda não tem o efeito colateral do remédio."
O Ômega 3 também faz muito bem para as mulheres. "Quando estão grávidas, as mulheres precisam ter uma reserva, já que ela passa esse nutriente para a criança e se ela não tiver uma boa quantidade no organismo pode desenvolver, por exemplo, depressão."
O médico lembra que é importante consumir variedade de alimentos, para que o nosso corpo receba a variedade de nutrientes necessária para funcionar bem. Além disso, buscar esses nutrientes de outras formas também é indicado. "Alimentos enriquecidos e suplementos são importantes, já que é difícil encontrar alimentos orgânicos como peixe fresco e alimentos sem agrotóxico. Assim conseguimos repor minerais, vitaminas e o óleo de peixe."
Para uma dieta que vai te ajudar a viver bem e melhor o nutrólogo dá uma lista de alimentos que não podem ficar fora da nossa dieta. São eles: peixes, frutos do mar, linhaça, soja, vegetais, frutas, ovo, leite e derivados, sempre prestando atenção na quantidade. Alexander indica também chocolate, mas não adianta se animar muito. "Chocolate amargo diminui o colesterol e protege o coração. Mas só é indicado consumir 10 gramas por dia."
Fonte: Vila Equilibrio

http://dicasereceitas.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário