terça-feira, 8 de março de 2011

Temperos: podem ajudar a curar doenças

Temperos: podem ajudar a curar doenças


Temperos 1
Se na culinária a boa fama dos temperos é bem grande. Mas na saúde os temperos também não deixam a desejar e ganham cada vez mais destaque no que se refere aos seus valores terapêuticos.
Estudos mostram que temperos como pimenta, orégano, cúrcuma e até mesmo o alho podem ajudar a curar doenças e aliviar dores, como as causadas pelas doenças oncológicas e reumáticas.
Temperos 2Por exemplo: pesquisadores da Universidade de Oxford mostram um estudo que traz esperança para as pessoas que sofrem de neuropatia periférica, uma síndrome de perda sensorial, que causa atrofia e fraqueza muscular, além de dores, formigamentos, e também pode ajudar pacientes de câncer, que sofrem desse tipo de síndrome por conta das terapias.
Consta na pesquisa, que quatro entre dez pacientes demonstraram um grande alívio das dores ao utilizar uma pomada à base de capsaicina, um princípio ativo presente na pimenta. Resultados mostram que o tratamento com a pomada de capsaicina pode servir como uma terapia complementar aos tratamentos medicamentosos tradicionais ou ajudar pacientes que não toleram os remédios disponíveis no mercado.
Outro estudo, usando temperos um pesquisador do Centro Médico da Universidade Georgetown, mostra o poder do óleo extraído do orégano – testou-se o óleo de orégano em uma bactéria do gênero staphylococcus, responsável por uma variedade de infecções e que tem se mostrado resistente a muitos antibióticos.
Após misturados em um tubo de ensaio, foram comparados os efeitos de antibióticos tradicionais como estreptomicina, penicilina e vancomicina. O óleo de orégano em pequenas doses inibiu o crescimento da bactéria tanto quanto os demais antibióticos. Conforme a pesquisa, pode ser um tratamento efetivo contra uma bactéria perigosa e muitas vezes resistente a drogas.
A farmacêutica e consultora científica, Karina Soeiro, da farmácia de manipulação Apotheka, diz que além desses temperos que têm contribuído para o tratamento de algumas doenças, existe também o óleo de alho que atua como coadjuvante no tratamento de hipertensão arterial leve e auxilia na redução dos níveis de colesterol.
Recentemente, um estudo epidemiológico feito em duas regiões distintas da China, uma que emprega o alho na culinária e a outra que não o utiliza, mostrou que a região que usa regularmente o alho tem menores índices de morbidade e de mortalidade em relação à região que não utiliza o alho na alimentação. Se não bastasse todos os benefícios à saúde, o alho ainda possui propriedades hipoglicemiantes. O extrato de alho mediante seu componente sulfóxido S-alilciteína, reduziu significantemente a glicose sanguínea.
Na prevenção de doenças, o cúrcuma, também conhecido como açafrão da Índia, ou gengibre amarelo – planta da família do gengibre – tem merecido grande destaque, sendo a raiz a parte mais utilizada na culinária e também, na medicina.
Estudos mostram que foram encontradas 1492 referências sobre a atividade biológica da curcumina. E a literatura médica apontou que a cúrcuma possui os efeitos como, antiinflamatório, redução do colesterol, diabetes tipo II, esclerose múltipla, Alzheimer – retarda o processo degenerativo- entre outros. Esses estudos indicam o poder dos temperos do nosso dia a dia, em relação à saúde. A grande maioria de extratos de temperos com ação medicamentosa podem ser encontrados em farmácias de manipulação, declara Karina.
Fonte: Jornal Cruzeiro do Sul

http://dicasereceitas.com
/

Nenhum comentário:

Postar um comentário