domingo, 13 de março de 2011

"Casulo Mineiro Recheado"


"Casulo Mineiro Recheado"

Mineirando com Priscila...

Casulo Mineiro Recheado
Preparado com Queijo Canastra + Mussarela
Primo do Pão de Queijo

Casulo é o salgadinho Bolinha de Queijo fácil de fazer, "não empana". Muito comum aqui em Minas nas casas que frequento. Quando não é Pão de Queijo caseiro na mesa, é o Casulo. Um primo do pão de queijo muito bom de comer! Não precisa empanar e nem enfarinhar, só misturar, rechear e enrolar.

Casulo sustenta! Resolveu fritar uns 30 deles, é mesa de café para 4 pessoas, não precisa comprar pão. Coloque um bolo na mesa, café e suco e mais nada.

Já preparei Casulo com queijos diferentes e mix de queijos diferentes, cada combinação nasce um sabor diferente da mesma receita.

Casulo Mineiro Recheado 
Receita para 1 Cento (106 bolinhas certinho):
  • 1,300 kg de Queijo Canastra picadinho na faca na tabua (não precisa de ralador, o fresquinho na faca esfarela todo)
  • 50 g de queijo parmesão (será o sal desta receita)
  • 3 ovos
  • 3 colheres (sopa) Maizena (amido de milho)
  • 6 colheres (sopa) farinha de trigo
  • 300 g de mussarela - para rechear - cortada em 100 cubinhos

Para Fritar:

  • óleo novinho para fritar
  • 1 dente de alho com casca (para não sujar rápido)
  • 1.a secagem - escorredor de inox
  • 2.a secagem - depois secar com papel toalha de cozinha
  • forminhas de papel n.o 4

Pilotando a Cozinha com Priscila:

1. Numa bacia de inox de 6 litros (da grandona) misture todos os ingredientes secos: queijo canastra, parmesão, maizena e farinha de trigo. Manualmente vá dando o ponto adicionando 1 ovo por vez. Uma massa gostosa de mexer com a mão. Experimentando você achará salgada. É assim mesmo. Queijo Canastra perde boa parte do sal dele quando é submetido a altas temperaturas, como será o caso nesta receita.

2. Abra a porção e recheie com um cubinho de mussarela. Deite as bolinhas enroladas apertadinhas na palma da mão para não abrirem na fritura, num tabuleiro.

3. Congelamento em aberto - Deixe congelar por 2 horas assim, no tabuleiro lado a lado.

4 - Bolinhas congeladas, pedras mesmo, ensaque e retire o ar. O saco ficar todo encolhido para dentro. Congele por 4 meses se quiser.

5 - Para fritar tire do freezer uns 10 a 15 minutos antes. Frite em óleo não muito quente por levas, de 6 em 6. Deixe secar no escorredor de inox e depois seque no papel toalha. Deite em forminhas de papel n.o 4.

Queijo Canastra - É um queijo quase curado barato por aqui, é vendido em todo lugar , até nos sacolões da minha região. Tem o mesmo preço da mussarela e tem vez que até menos. Eu só gosto do Canastra fresquinho, aquele que fica exposto sem refrigeração. Aquele de geladeira do Carrefour, apesar de ter o nome de Canastra, e tão curado, salgado e acido que vale por Queijo Meia cura mesmo. O interessante que a frio é salgado. Quando ele é adicionado a receitas (forno ou boca de fogão) ele perde o sal dele e não passa para receita. Receita salgada com ele tem que adicionar um salzinho sim. Por isso que fica tão bom também em Receitas doces.


Aqui em Minas é comum no Brunch (mesa de café da tarde) e nas Festinhas de Aniversario.

É impossível comer um só...

Nenhum comentário:

Postar um comentário