sábado, 12 de março de 2011

Capeletti in brodo

Capeletti in brodo

Eu adoro preparar um caldinho de frango. Adoro ter no congelador
 e usar pra preparar uma sopinha ou um risotto. Antes de fazer 
este post dei uma olhada nos meus livros pra ver como alguns
 "conhecedores" sugerem a preparação. 

Achei interessante o uso somente da carcaça do frango (pra preparar 
fundo claro de aves). Enfim, achei super bacana, mas desta vez eu fiz 
do meu jeitão, do jeitão que minha mãe prepara e que aprendi.

Uma sopinha boa pra quem ainda está se curando da mega 
sinusite e pra quem está de ressaca do Carnaval.
Repara na fumacinha... 

_DSC1750
Faço assim... pego um peitão de frango, lavo bem, tiro o excesso 
de gordura e pele. Coloco numa travessona e tempero com o que me 
dá na telha.

 Desta vez coloquei azeite, suco de 1 limão, tempero pronto, orégano, 
molho inglês, lemon pepper, um pouquinho de shoyo. 

Geralmente eu coloco  o frango num saquinho pro tempero ficar em
 todo o frango, mas fiquei com preguiça. 

Deixei num bowl coberto com papel filme na geladeira por mais de
 24 horas, quando me lembrava, dava uma mexidinha no frango.

Preparo: tirei o excesso de tempero, coloquei um fiozinho de 
azeite na panela de pressão e coloquei o frangão pra fritar. 

Virei de um lado, do outro. Adicionei o restante do tempero e
 água fervendo (olhômetro) o suficiente pra cobrir o frango e ainda
 ficar um dedos de água pra cima. 
Tampei a panela e deixei pegar pressão. 

Depois de uns 20 minutinhos, desliguei, tirei a pressão e vi que o
 frango estava bem molinho, reservei.
_DSC1761

Como rendeu bastante caldo, separei um tanto para congelar. 
Você pode esperar esfriar e retirar a gordura que fica na superfície. 

O restante do caldo eu deixei ferver novamente e coloquei pra 
cozinhar o capeletti (compre da marca que preferir, ok). 

Depois de cozido e já na cumbuca, coloquei bastante queijo 
ralado e tomatinho picado que a gente adora.

http://www.quitandoca.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário