domingo, 13 de março de 2011

Aprenda a fazer bolinhas de queijo para festas e reuniões


Aprenda a fazer bolinhas de queijo para festas e reuniões

da Livraria da Folha
Divulgação
Aprenda a preparar quitutes para comer com a mão em reuniões especiais ou diariamente
Aprenda a preparar quitutes para comer com a mão em reuniões especiais ou diariamente
Bolinhas são um excelente formato para petiscos. Comidas nesta forma foram pensadas pelas cortes orientais para não utilizar muita louça, serem comidas com as mãos e colocadas de uma só vez na boca.
A culinária brasileira absorveu perfeitamente a técnica e deu origem a diversos tipos de pratos para festas e recepções. "Brigadeiros e Bolinhas", lançamento deste mês da Publifolha, oferece diversas receitas nascidas em bares e botequins.
Tanto os doces quanto os salgados são feitos para comer com as mãos, de uma única vez, e são fáceis de preparar e servir. Fritas, cozidas, cruas, bolinho de bacalhau, croquete, falafel, beijinho de coco e brigadeiros podem ser servidos em qualquer ocasião.
Bolinhas de queijo são um dos clássicos da culinária carioca. Veja como prepará-las:
*
Bolinha de queijo
Robson Ventura/Folhapress
Rendimento:
36 unidades
Ingredientes
- 2 colheres (sopa) de manteiga
- 2 xícaras de leite
- 1 xícara de queijo minas curado ralado
- 2 ovos
- 1 xícara de farinha de trigo
- 6 grãos de pimenta-da-jamaica amassados em um pilão
- 1 dente de alho amassado
- sal (opcional)
- ½ xícara de queijo parmesão
- 2 xícaras de farinha de rosca
- óleo para fritar
- ¼ de colher (chá) de noz-moscada
Modo de Preparo
Essas bolinhas são preparadas com dois tipos de queijo: um dá a consistência - o queijo minas curado --, o outro, o contraste - o parmesão ralado. Outros tipos de queijo também podem ser utilizados, desde que não sejam muito cremosos.
Aqueça a manteiga em uma caçarola com o dente de alho amassado. Quando começar a espumar, misture a farinha de trigo, o leite e bata muito bem com uma colher de pau para não encaroçar. Quando o mingau ferver e engrossar, tempere com sal, pimenta e noz-moscada. Acrescente o queijo minas e misture bem. Bata esse creme de queijo com os ovos no liquidificador.
Por último, misture o queijo parmesão e faça bolinhas com o auxílio de duas colheres de chá. Passe as bolinhas na farinha de rosca e coloque-as delicadamente no óleo bem quente. Atenção: o fogo não pode ser muito alto para dar tempo de aquecer o recheio. Escorra as bolinhas já douradas co papel absorvente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário