quarta-feira, 23 de março de 2011

Bolo de fruta da Le Creuset

Bolo de fruta da Le Creuset


Acho que muita gente têm uma receitinha de bolo de frutas. Estava folheando um livro de receitas do meu irmão que é publicado pela Le Creuset e não pude resistir a este bolo. A desculpa foi fazê-lo para que a minha mãe possa levá-lo ao trabalho dela hoje. 

Na receita eles sugerem que se use uma forma da própria Le Creuset mas não temos esta forma de bolo aqui. Usei então uma da minha mãe.Só que como ela é das grandes o pão ficou meio no baixinho. Muito gostosinho para um café de fim de tarde. A massa fica sequinha mas não ressecada. 

Já o uso do rum, acho que realmente é só para dar perfume pois não senti gosto. Por outro lado estou gripando (que sorte a minha) então posso ter perdido um pouco do paladar. Vou fatiá-lo e colocar em embalangens de presente.

Ingredientes:
  • 125g de manteiga
  • 125g de açúcar
  • 3 ovos
  • 200g de farinha
  •  
  • 1 ¼ colher de chá de fermento para bolo
  • 50g de uvas passas escuras
  • 50g de uvas passas claras
  • 125g de frutas cristalizadas – seleção fica a sua escolha
  •  
  • 2 colheres de sopa de rum ou conhaque
  • 2 colheres de sopa de amêndoas em lascas
  • 2 pitadas de sal
  • manteiga para untar
forma de bolo inglês de 1 litro
Unte a forma e forre com papel manteiga de forma que o papel suba nas laterais. Reserve.

Lavar as uvas passas e secá-las. Cortar as frutas cristalizadas em cubos pequenos.

Bata a manteiga e o açúcar até que a mistura fique bem clara e cremosa. Acrescente os ovos um por um batendo bem após cada adição. Na receita original dizia para se usar um bater manual mas não o fiz. 

Peneire a farinha, o fermento e o sal e incorpore-os à massa com uma colher de pau. Acrescente o rum para perfumar o bolo.

Incorpore à massa as uvas secas e as frutas cristalizadas. Derrame a mistura na massa, e salpique as amêndoas por cima, bem na parte central.

Asse por aproximadamente 45 min e retire quando o teste do palito for um sucesso.

Deixe o bolo esfriar por uns 15 minutos na forma antes de desinformá-lo.

http://trembom.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário