quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Receita de Creme de Berinjela e Alho em Conserva

Categoria: Entradas - Antepastos

Ingredientes:

· 2 kg de berinjela

· 200 ml de azeite de oliva

· 3 colher(es) (sopa) de suco de limão

· 3 dente(s) de alho

· quanto baste de manjericão

· quanto baste de pimenta-do-reino branca

· 1/2 colher(es) (chá) de sal

·

Preparação:

Acenda o forno à (200ºC); lave e enxugue as berinjelas. Elimine o cabo e cubra cada uma delas com papel alumínio. Asse por 30 minutos. Tire do forno, deixe amornar e retire o papel alumínio. Triture muito bem, as folhas de manjericão e os dentes de alho.

Corte as berinjelas à metade e retire a polpa escavando com uma colher. Amasse a polpa obtida, com um garfo, até obter uma pasta cremosa e adicione todos os ingredientes restantes menos o azeite. Misture com uma colher de pau para amalgamar.

Acrescente 100 ml de azeite, pouco à pouco, misturando sempre. Acomode o creme em 2 potes de vidro destampados e complete com o azeite restante. Deixe em repouso por 5 horas na geladeira, acrescente mais azeite (o suficiente para cobrir completamente o creme).

Esterelização: Feche os potes de vidro (use tampas herméticas). Coloque-os em uma panela de bordas altas com água suficiente para cobrir os mesmos. Acenda o fogo, e conte 30 minutos a partir da ebolição. Deixe esfriar junto à água e retire depois de frio e enxugue os vidros. Conserve em local fresco, não exposto ao sol e nem à umidade.


Dicas: Lave e enxugue muito bem os vidros antes de utilizá-los. Cubra os vidros com jornal. Dessa forma, durante a esterilização, você evitará que eles se toquem e quebrem.

Rendimento:

1 porção

Nenhum comentário:

Postar um comentário