terça-feira, 31 de julho de 2012

COMIDINHAS PARA GANHAR DINHEIRO D'MAIS 440





COMIDINHAS  PARA GANHAR DINHEIRO D'MAIS  440

 

Cálculo de Custo de Feijoada

Para ficar bacana, vocês poderiam planilhar as tabelas, caso encontrem um pouco de dificuldade, comprem nas bancas de revistas, um manuel sobre excel, que com certeza ira ajudar e mostrar como construir tabaelas.

A receita de feijoada pode (e deve!) entrar no seu cardápio de marmitex.  Pode ser uma  receita simples  ou não, com paio, linguiça, carne seca e costelinha, mas você pode acrescentar outros ingredientes que quiser, só não esqueça de incluir no cálculo.

Lembrando que quanto mais ingredientes diferentes, mais caro o prato fica e com isso, lógico, mais caro você precisará vender para cobrir os custos.

Vamos então conferir o cálculo da receita, que rende 20 porções

1 kg de feijão preto - 4,50
1 kg de costelinha bovina - 6,50
1 kg carne seca - 12,90
1 kg paio - 8,00
1 kg de linguiça calabresa - 7,00
2 maços de couve - 2,00
1 maço de salsa e cebolinha - 1,00
50 g de alho - 13,00 o kg = 1,30 por 100 g = 0,65 por 50 g

Agora some tudo = 42,55 reais de ingredientes

Este é o valor dos ingredientes. Falta o gás, a luz, o tel, a embalagem, a entrega:

Gás - divida o valor do gás que vc gasta por mês por 30 para saber quanto gasta POR DIA

No  caso de um  bujão de 47 reais = 47:30 = 1,56 POR DIA

Se vc fizer uma receita por dia, o gás que vc vai usar custa 1,56. Se fizer 3 receitas por dia, divida o valor do gás por dia por 3 = 1,56:3= 0,52 ISTO É O QUANTO VAI DE GAS NAS 3 RECEITAS QUE VC FAZ POR DIA

O mesmo para luz, água, telefone - Vamos supor que os valores sejam de 100,00 cada conta por mês, divida por 30 para saber QUANTO GASTA POR DIA:

100 : 30 = 3,33 por dia. Vale o mesmo raciocínio do gás - se vc faz 3 receitas por dia, divida o valor do dia por 3 = 1,11 é o que vai de água, luz e telefone em cada uma das suas 3 receitas.

Ainda falta o valor da embalagem. Suponha que esse valor seja de 0,40 por unidade. Agora vamos juntar tudo:

VALOR DO CUSTO DA FEIJOADA - considerando que vc vai fazer 1 receita por dia

Receita Ingredientes - 42,55
Gás - 1,56
Agua, luz, telefone - 3,33 (1,11 de cada conta de 100 reais)
Embalagem - 0,40

TOTAL - 47,84

Aqui temos um problema, pois a receita não rende 1 porção só, certo? Então vc vai ter que acrescentar o valor de todas as embalagens que vai usar.

Então precisamos calcular o custo considerando o rendimentopor porção:

42,55 : 20 = 2,13 (ISTO é o valor dos ingredientes da receita que rende 20 porções, então é o custo por porção)
Gás - 1,56 : 20 = 0,07
Água, luz e telefone - 3,33 : 20 = 0,16
Embalagem - 0,40 X 20 = 8,00

Some tudo de novo - 10,36 é o quanto vc vai gastar para fazer cada porção.


Lembre-se de conferir os valores certinho com os preços que vc encontrar. Os meus são aqui de sampa do mês passado, quando fiz uma receita.


Considere também que os valores vão mudar conforme as suas contas de água, luz e telefone...


Vou colocar uma planilhinha para baixar lá no slideshare e aviso aqui quando estiver pronta, mas lápis e papel também funcionam e muito bem! Calcule direitinho e verifique o valor cobrado pela sua concorrência, considerando a qualidade.


Nunca é demais lembrar: economia na base da porcaria não funciona. Não compre feijão de má qualidade achando que vai economizar. Você vai perder um tempão enorme catando o feijão, o que significa desperdício, além da qualidade da sua receita que vai literalmente para o brejo.


Nas carnes, vale o mesmo raciocínio. É preferível ter menos carnes na receita, mas que sejam saborosas do que ter um monte de gordureba que vai deixar a sua feijuca pesada.


 Marcas de qualidade para as linguiças, paio, carnes secas (principalmente essas, não compre se não for de marca boa com SIF, pois podem estar contaminadas!!), feijão do bom, temperos frescos, enfim, como eu sempre digo, qualidade é o mais importante e deixar o cliente feliz é tudo o que a gente quer.


Acompanhe a sua feiju com a couve refogadinha, uma boa farofa e se quiser incrementar, uns gominhos de laranja ou mesmo (para um charme) laranjinhas kinkan se vc tiver onde comprar. Ah, claro, não esqueça de incluir TODOS os itens no cálculo, incluindo os acompanhamentos.

Cáspita, faltou o custo da entrega... Bom, isso vai depender se vc mesma vai entregar a pé, de bicicleta, de carro, se vai mandar o motoboy, enfim, cada caso é um caso e envolve mais um montão de contas.

No caso de usar o seu próprio carro, vc vai ter que calcular o consumo de gasolina por km para poder saber quanto cobrar. No caso do motoboy, normalmente eles cobram por hora de trabalho.

Fonte:   http://cozinhadoquintal.blogspot.com.br/ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário