Bolo de rolo
Informações de preparo | ||
Tempo de preparo: | 45 minutos | |
Rendimento: | 12 a 16 porções | |
Dificuldade: | Difícil |
Para a massa
- 250 gr de açúcar
- 250 gr de manteiga
- 5 ovos
- 250 gr de farinha de trigo
Para o recheio
- 1⁄2 lata de goiabada, derretida em um pouco d'água
Massa
- Bata bem o açúcar e a manteiga
- Junte as gemas, uma a uma
- Depois, as claras em neve
- Acrescente o trigo peneirado e misture, delicadamente
- Divida a massa em 7 assadeiras rasas, untadas com manteiga e trigo, de modo que a massa cubra somente o fundo da assadeira, sem ficar muito grossa
- Em forno pré-aquecido, asse uma de cada vez, por pouco tempo (cerca de 7 minutos, dependendo do forno)
- Enquanto assa as massa, derreta a goiabada com um pouco de água (suficiente para deixar a goiabada em ponto de creme consistente) e reserve
- Desenforme em toalha polvilhada com açúcar
- Coloque a massa assada lado a lado, pelas laterais, e cubra o recheio de goiabada derretida
- Enrole rapidamente, com ajuda da toalha. Repita o mesmo processo, até a última camada
- Coloque no prato de servir e polvilhe açúcar
- Sirva em fatias bem finas
Bolo de Rolo
Ingredientes (para uma unidade de 1,5 kg)
Para o doce de goiaba
- 1 lata de goiabada cascão
- 1/2 copo de água (usei 1/4 de xícara pq achei que o recheio ficou muito mole da primeira vez)
- 1 cálice de vinho do Porto
Para a Massa
- 250 g de açúcar
- 250 g de manteiga
- 4 ovos
- 250 g de farinha de trigo
Faça o recheio
Corte a goiabada em cubinhos e bata na batedeira com a água, até virar um creme. Leve ao fogo numa panela pequena, até levantar fervura e misture bem o vinho do Porto. Transfira para uma tigela e cubra com filme plástico encostando na superfície do doce, para não formar película. Deixe esfriar antes de utilizar.
Massa
A receita original pede que se unte com manteiga e polvilhe com farinha de trigo assadeiras grandes de alumínio – preferi usar as formas untadas e forradas com papel manteiga, e novamente untadas com manteiga. Foi o único jeito que eu consegui lâminas inteirinhas, sem quebrar.
Preaqueça o forno a 180°C.
Polvilhe um pano de prato limpo com bastante açúcar e deixe reservado para desenformar as massas aí.
Na batedeira, bata o açúcar e a manteiga até ficar fofo e cremoso. Junte os ovos, um a um, batendo por 1 minuto após cada adição. Junte a farinha de trigo e bata até ficar homogêneo.
Espalhe a massa na assadeira com uma espátula o mais fininho possível, mas sem ficar tão fico que dá pra ver o fundo da forma. O que me ajudou muito nessa tarefa foi usar uma espátula de offset, que ajudou a deixar a lâmina de massa mais uniforme, mas uma espátula de silicone também funciona.
Leve ao forno e asse por uns 3 a 5 minutos, até a massa estar assada, mas não deixe dourar. Se assar demais, você não vai conseguir enrolar e vai virar um biscoitão seco.
Depois de muitas tentativas e massas quebradas, eu descobri que nesse momento é melhor esperar um minutinho para a massa descansar antes de desenformar, assim ela não fica tão frágil. Vire a assadeira sobre o pano com açúcar e retire o papel manteiga com cuidado.
Espalhe uma camada muito fina do recheio e, com a ajuda do pano, enrole como um rocambole e reserve.
Daí, minha filha, você vai ter que fazer tudo de novo: forrar a assadeira, untar o papel manteiga, espalhar novamente a massa bem fininha e levar ao forno. Depois de desenformar e passar o recheio, coloque o primeiro rolo sobre o começo da nova massa e enrole com a ajuda do pano.
Basicamente é isso, vá repetindo o procedimento assar, rechear e enrolar até acabar a massa. Embrulhe num pedaço grande de papel manteiga e feche as pontas como se fosse uma bala. Guarde na geladeira até o dia seguinte, corte as pontas para dar o acabamento e polvilhe com bastante açúcar. Sirva em fatias finas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário