Pêssego assado ao creme de mascarpone e acompanhamentos - sobremesa deliciosa!
Coisa muito simples, mas que fica bom pra danar! Você precisa de massa folhada, um pote de sorvete (usei Stracciatella - ou sorvete de flocos), um pouco de mascarpone e pêssegos nao muito maduros como base.
Corte os pêssegos ao meio, elimine o caroco, ajeite-os em uma assadeira e regue com suco de laranja de forma que se tenha 1 cm de líquido dentro.
Salpique acúcar, pitadas de gengibre em pó, canela, cravo e uma pitadinha de pimenta vermelha.
Leve ao forno (180°) até que fiquem macios, regando de vez em quando com o caldo da assadeira.
Retire e reserve, e volte a assadeira ao forno até que o molho reduza e se transforme em uma deliciosa e aromática calda.
Recorte a massa em formato circular, mais ou menos do tamanho dos pêssegos e leve pra assar sobre papel manteiga (180°) até que dourem.
Comece o creme de mascarpone, que ao final vai parecer mesmo com um zabaione: pra cada gema de ovo use 1 colher (sopa) rasa de acucar e 1 bem cheia de mascarpone.
Arrume uma travessa em banho maria, e comece batendo bem as gemas com o acucar até que você tenha uma gemada clara. Adicione entao o queijo e retire do banho maria. Misture muito bem e leve à geladeira.
Monte a sobremesa: decore o prato com creme de balsâmico (se nao tiver, reduza o vinagre no fogo baixo), centralize a "rodinha" de massa, uma boa colherada do creme de mascarpone e gemas, uma metade de pêssego devidamente ensopada pela calda, e uma bola de sorvete por cima de tudo.
Regue com a calda dos pêssegos, salpique cacau em pó, e se quiser fazer uma graca, enfeite com caramelo (basta fazer a calda com acúcar em fogo baixo, sem água, e depois respingar com uma colher em papel manteiga, deixar esfriar e pimba!).
Espero que gostem, por aqui foi aprovadíssima e já faz parte do nosso menu de todo mês!
Nenhum comentário:
Postar um comentário