segunda-feira, 21 de julho de 2014

Receitas para matar a saudade 905



Receitas para matar a saudade  905


Receitas do passado, eternamente presente




Uma seleção com algumas receitas das nossas queridas nonas, abuelas e avós que nos deixaram aquela saudades das delicias delas.


Canelone Caseiro à Antiga (no Estilo de Nossas Avó)


Ingredientes


Para o recheio


1 kg de cebola

1 kg de salsicha branca

3 kg de carne magra de vitela

3 kg de carne magra de porco

120 g de foie gras cortado em dadinhos

200 ml de azeite de oliva

2 de leite

275 g de manteiga

200 g de farinha de trigo

3 folhas de louro

sal

10 g de pimenta-do-reino



Para a montagem



1 pacote de massa para canelone

queijo parmesão ralado grosso

sal a gosto



Para o bechamel


80 g de farinha de trigo

80 g de manteiga

750 ml de leite quente

250 g de creme de leite

2 gemas

sal e pimenta a gosto



Modo de preparo



Recheio


Cortar as cebolas em juliana (tiras bem finas) e refogar com 100 ml de azeite de oliva até ficarem com uma cor escura, mas sem queimar. Acrescentar o louro e a pimenta e mexer.

No restante do azeite, fritar as carnes em cubinhos de 5 ou 6 centímetros, adicionar as salsichas em rodelas e reservar.

Na panela em que está a cebola, acrescentar a manteiga, derretê-la e misturar a farinha, deixando que doure um pouco. Colocar as carnes, mexendo duas vezes, e acrescentar, pouco a pouco, o leite previamente aquecido, até que chegue ao ponto desejado. Deixar ferver por cerca de 10 minutos.

Com a panela em fogo baixo, acrescentar o foie gras em dadinhos e mexer um pouco, para que tudo se incorpore. Passar tudo pelo moedor de carne e acrescentar o molho aos poucos, para que não fique líquido em demasia. Acertar o sal e a pimenta e reservar.



Bechamel


Colocar a manteiga numa panela em fogo baixo até que derreta, acrescentar a farinha e cozinhar um pouco sem que ganhe cor.

Adicionar o creme de leite e o leite quente, aos poucos, sem parar de mexer, para que não se formem grumos. Deixar por mais 10 minutos e, já fora do fogo, acrescentar as gemas, o sal e a pimenta.



montagem
Cozinhar a massa em água fervente com sal. Depois de cozida, passar em água e gelo para interromper a cocção, tirar o excesso de umidade com um pano seco ou papel-toalha e rechear com o molho de carne.

Colocar em uma assadeira, com o molho bechamel por cima e as lascas de parmesão, e levar à salamandra para gratinar.


Guisado Tradicional de Bacalhau com Chouriço (Botifarra) ao Estilo de Nossa Avó


Ingredientes


1 lula

1 botifarra (chouriço de sangue típico da Catalunha) picada

2 tomates maduros

14 cabeça de alho

2 I de fumet de peixe

50 g de manteiga

páprica picante

2 cebolas

200 g de tripas de bacalhau

1 pimentão vermelho

1 pimentão verde

1 cenoura

1 folha de louro

azeite de oliva

sal a gosto


Modo de preparo


Limpar as tripas de bacalhau, dessalgá-las e cozinhar durante 5 minutos na água com a cebola, a cenoura e a folha de louro.

Fritar uma cebola numa panela com um pouco de azeite sem que fique dourada. Agregar o alho, a páprica, os pimentões, a lula picada em anéis, os tomates e o sal, deixar refogar e cobrir com o fumet de peixe. Ligar com a manteiga.

Cortar os pedaços de tripa de bacalhau e deixar cozinhar por mais 5 minutos.

Agregar a botifarra preta, cortada em pedaços pequenos e cozinhar por mais 10 minutos.



Tarte das Avó


Esta tarte, com um discreto sabor a caramelo e frutos secos, fará as delícias de família e amigos, quer a sirva ao lanche ou como sobremesa.


Tempo de preparação: 50 minutos + 15 de refrigeração

Tempo de cozedura: 1 hora e 20 minutos



Para 6-8 pessoas



1 porção de massa areada



Recheio



30 g de manteiga sem sal

2 colheres de sopa de açúcar granulado fino

1 maçã grande, com cerca de 200 g, descascada e cortada em cubos

60 g de pistácios, sem casca

60 g de nozes, cortadas em pedaços

Uma pitada de canela

3 gemas de ovo

2 colheres de sopa de açúcar granulado fino

1 colher de sopa de açúcar baunilhado (leia a Sugestão)

150 ml de natas

Açúcar em pó, para polvilhar

Nozes adicionais, cortadas em pedaços, para guarnecer



1 Comece por aquecer o forno a 180° C (posições 3-4 do forno a gás). Pincele, com manteiga derretida, uma forma de tarte de fundo amovível com 22 cm de diâmetro. Estenda a massa, numa superfície polvilhada com farinha, até atingir 3 mm de espessura. Revista a forma (Técnicas de Culinária) e leve ao frigorífico durante 15 minutos.

2 Derreo, a manteiga e o açúcar em lume médio, numa frigideira antiaderente. Quando começar a dourar, junte a maçã e salteie durante 3 minutos. Adicione os frutos secos, transfira para uma tigela e polvilhe com a canela. Deixe arrefecer.

3 Junte as gemas, o açúcar granulado fino e o açúcar baunilhado numa tigela e misture. Adicione as natas, bata e coe. 4 Retire a massa do frigorífico e, seguindo a técnica descrita na página 63, leve a cozer ao forno durante 10 minutos, até firmar. Retire os feijões e o papel e leve ao forno por mais 15 minutos, ou até a massa ficar ligeiramente dourada (Técnicas de Culinária). Transfira para uma grelha e deixe arrefecer.

5 Espalhe o preparado de maçã sobre a massa e cubra com o preparado de ovos. Leve ao forno, cerca de 40-45 minutos ou até dourar e firmar. Antes de desenformar, deixe arrefecer ligeiramente sobre uma grelha. Sirva a tarte ainda quente, polvilhada com o açúcar de pasteleiro peneirado e guarnecida com os pedaços de noz.



Sugestão do Chef



Para fazer açúcar baunilhado, basta colocar uma vagem de baunilha num recipiente hermético com açúcar granulado fino.





Doce de Leite em Calda (como a bisavó fazia)



Ingredientes e medidas (8 a 10 porções)

1 litro de leite

1 colher de sopa de suco de limão

2 1/2 xícaras de chá bem cheias de açúcar

6 pedaços de pau de canela

Preparo

Numa panela funda despejar o leite e levar em fogo brando. Quando o leite começar a amornar, despejar o açúcar e mexer. Acrescentar a canela. Não mexer, mas ficar atento para não deixar ferver e derramar (um pires de xícara de café emborcado dentro da panela ajuda a impedir que o líquido derrame). Ao ferver, despejar o suco de limão e esperar talhar.

 Mexer delicadamente para diminuir os pedaços que se formam quando o líquido talha. Sempre de olho no doce, esperar que fique bem cozido. Estará no ponto quando a calda estiver líquida, fina e amarelada. Despejar numa tigela ou compoteira, deixando destampado. Servir bem frio e só tampar a vasilha para guardar o que sobrar.



Salada da Vó

Ingredientes

2 cenouras cortadas em tiras

4 tomates cortados em gomos (4 gomos por tomate)

16 buquês de brócolis

1 colher de sopa de ervas finas

6 colheres de sopa de óleo de oliva

2 colheres de sopa de aceto balsâmico ou vinagre de vinho tinto

1 colher de sopa de cebola picada

sal a gosto

Modo de fazer

Com um descascador de legumes faça tiras de cenouras e conserve em água gelada. Corte os tomates em gomos, cozinhe os brócolis "al dente" em água e sal, esfrie e reserve. Em pratos individuais monte a salada com os tomates, as tiras de cenoura e os brócolis, Com um batedor de arame misture o óleo, o aceto, a cebola e as ervas e bata vigorosamente até emulsionar a mistura. Despeje sobre as saladas.



Lombo de Porco à Moda da Minha Avó
Ingredientes para 8 pessoas

1 lombo de porco de 2 kg - suco de 2 limões - sal -pimenta-do-reino - 1 colher de sopa de banha de porco - 2 cebolas raladas - 2 dentes de alho, amassados - 1 folha de louro - 2 tomates, sem pele nem sementes, picados - 4 copos de caldo de carne - 1 copo de vinho branco seco - 1 kg de batatas pequenas, descascadas - 1 xícara de chá de salsa picada

Tempo de preparação: 2 h

Modo de fazer: De véspera, limpe o lombo com um pano úmido e tempere-o com o suco de limão, sal e pimenta-do-reino, fazendo furos na carne com um garfo.

No dia seguinte, derreta a banha de porco numa panela e doure o lombo de ambos os lados. Acrescente a cebola, o alho e o louro e refogue por alguns minutos. Junte o tomate e refogue mais um pouco. Cubra o lombo com o caldo de carne e o vinho, tampe a panela e cozinhe em fogo baixo por cerca de 1 h 30 min.

Adicione então as batatinhas inteiras e cozinhe por mais 1 h com a panela destampada. Coloque numa travessa e polvilhe com a salsa. Sirva com arroz.



Gaufres da Vó Bocuse


Ingredientes:

500 g de farinha de trigo peneirada; 3/4 de litro de creme de leite; 1/4 de litro de leite; 300 g de manteiga derretida; 8 gemas; 4 claras batidas em neve; 3 colheres de café de açúcar em pó; uma pitada de sal e fermento; 1 cálice de rum.

Modo de preparar:

1. Misturar a farinha, o sal, o fermento e o açúcar em uma tigela.



2. Dissolver tudo aos poucos com o leite, o creme, as gemas e o rum. Feito isso com cuidado, juntar a manteiga derretida e as claras em neve bem firme.



3. Depois de ter esquentado o aparelho de fazer gaufres, untá-lo por dentro com manteiga e despejar uma quantidade de massa em uma de suas partes, de modo a cobrir bem os alvéolos.



4. Fechar o aparelho e virá-lo, para que a massa se espalhe sobre as duas partes da forma. Assim, obtêm-se gaufres bem crocantes.

Pode-se comer as gaufres apenas polvilhados com açúcar de confeiteiro, guarnecidos de creme Chantilly ou com excelentes geléias caseiras.



Arroz Da Minha Avó


Rendimento: 4 porções

Tempo de preparo: 25 minutos


Ingredientes


2 xícaras de arroz

3 colheres (sopa) de óleo

1 colher (sopa) de cebola picada

1/2 dente de alho picado (opcional)

1 copo de cachaça (opcional)

4 xícaras de água

Sala gosto



Preparo



Lave o arroz em água corrente, até que a água saia transparente. Deixe escorrer.

Coloque o óleo na panela e deixe esquentar. Adicione a cebola e depois de 2 minutos acrescente o alho. Quando começar a dourar, coloque o arroz e mexa por 3 ou 4 minutos. Adicione a cachaça e mexa até que a bebida evapore completamente.

Adicione a água até cobrir o arroz. Tempere com sal, tampe a panela e deixe cozinhar até a água começar a ferver. Reduza o fogo. Prove o arroz e adicione mais água se for necessário. Quando o arroz estiver macio, desligue o fogo. Com a ajuda de um garfo (nunca use colher) afofe o arroz. Tampe a panela e deixe-o descansar de 5 a 10 minutos. Sirva-o a seguir.



Dicas da Benê:



Se quiser o arroz simples, para o dia-a-dia, não acrescente a cachaça.

O segredo é deixar a cachaça evaporar bem: agregue a cachaça na hora de fritar e deixe sumir todo o líquido, como se fosse flambar. Coloque a água e siga a receita acima.

Quando o arroz estiver quase pronto, afofe com o garfo, coloque um pouco de azeite e deixe secar em fogo baixo.

Se quiser, pode substituir a água por caldo de frango ou carne.





Bacalhau à Portuguesa - Receita de minha avó



(Rendimento: 6 pessoas)


Ingredientes:

• 1,5 kg de bacalhau, colocado de molho por um pernoite

• 2 xícaras azeite de oliva, divididas

• 3 cebolas médias cortadas em rodelas, divididas

• 2 ramos salsa picados, divididos

• 1 pão dormido cortado em fatias

• 3 pimentões

• 250 g de batatas descascadas, cozidas em água e sal e, depois, cortadas em rodelas

• 3 ovos cozidos cortados em rodelas

• azeitonas verdes sem caroço



Modo de fazer:

Escorra a água do molho e cozinhe o bacalhau com água nova. Depois de cozido, corte-o em pedaços proporcionais e retire as espinhas e a pele. Noutra panela, doure levemente as cebolas e a salsa em 1 xícara de azeite. Reserve. Numa frigideira, frite as fatias de pão em 1 colher de azeite bem quente. Reserve. Na panela da cebola e da salsa reservadas, acrescente o azeite restante e os pimentões e cozinhe até dourar bem. Numa forma refratária grande, arrume em camadas o bacalhau, as fatias de pão, as rodelas de batata, o refogado de cebola e pimentão, as rodelas dos ovos cozidos e as azeitonas sem caroço. A última camada deve ser de .bacalhau.

Leve ao forno quente até dourar e sirva imediatamente.




Doce da Bisavó



1 litro de leite

15 colheres (sopa) de açúcar

3 colheres (sopa) de chocolate

6 gemas passadas na peneira

1 colher (café) de bicarbonato

Desmanche o açúcar no leite, em fogo baixo. Misture o chocolate peneirado, as gemas (uma a uma) e o bicarbonato. Mexa sempre, até ver o fundo da panela.



Postado por Ricardo Galache




Especial Profiteroles




Profiteroles


Uma receita de origem francesa, conhecida também como bombinhas ou como carolinas, o profiterole pode ser recheado com creme ou com sorvete e permite invenções na decoração do prato.
O Profiterole é uma sobremesa muito popular na França e foi considerada uma iguaria real no século XVI. Graças a um pedido de Catarina de Médicis, soberana da França na época, um chef italiano criou a receita, que vem sendo aperfeiçoada ao longo dos tempos. Dizem que atualmente o profiterole está para a França, assim como o brigadeiro está para o Brasil.


(Rendimento: 12 pessoas)


Ingredientes


Massa: (choux)



1 xícara de leite


1/4 de xícara de manteiga


1 pitada de sal


1 pitada de açúcar


1 xícara de farinha de trigo


3 ovos grandes


farinha e trigo para polvilhar


Recheio:


2 xícaras de leite


2 gemas


1 ovo inteiro


2 colheres de chá de baunilha


3/4 de xícara de farinha de trigo


1/2 xícara de, açúcar


2 colheres de sopa de manteiga


2 colheres de sopa de licor de laranja


Calda de chocolate:


2 tabletes de chocolate meio amargo, picado grosseiramente (+/- 400 g)


1 xícara de leite


Para enfeitar


2 colheres-de sopa de creme de leite misturado com algumas gotas de limão


Modo de fazer


Preparo da massa: 

Numa panela, misture o leite, a manteiga, o sal e o açúcar.
 Leve ao fogo para ferver, retire e junte a farinha. 
Mexa vigorosamente até formar uma bola. 

Volte ao fogo e cozinhe por mais um minuto até o fundo da panela ficar branco.

 Transfira a massa para uma tigela e acrescente os ovos um a um, batendo sempre com uma colher de pau. Unte uma assadeira com manteiga e polvilhe com farinha. 

Coloque a massa num saco de confeitar com bico-pitanga e faça montinhos sobre a assadeira (+/- 1 colher de sopa de massa). Leve ao forno quente preaquecido por 10 minutos, até a massa começar a dourar. 

Apague o fogo e coloque uma colher de pau na porta do forno, para mantê-la semi-aberta. Deixe por mais 30 minutos.

Preparo do recheio:

 Numa panela, ferva o leite. Enquanto isso, bata ligeiramente as gemas numa tigela, com o ovo inteiro, a baunilha, a farinha, o açúcar e a manteiga. 

Quando o leite ferem acrescente um pouco à mistura de ovos e volte tudo para a panela do leite. Misture bem, leve novamente ao fogo e deixe ferver, mexendo sempre até engrossar. 

Retire do fogo, junte o licor e misture. Deixe esfriar coberto com papel-filme para não criar película.

 Corte uma tampa de cada profiterole. Coloque o creme 11o saco de confeitar e, com o bico-pitanga, recheie cada profiterole. 

Coloque a tampa e reserve. Preparo da calda de chocolate: Numa panela pequena, coloque os ingredientes da calda e leve ao fogo, mexendo até derreter Distribua a calda de chocolate em pratos individuais e pingue algumas gotas de creme de leite sobre a calda. 

Com a ponta de uma faca pequena, faça desenhos em cada bolinha de creme. Arrume alguns profiteroles por cima e sirva.




Profiteroles


Carolinas com calda de chocolate


Massa


4 ovos


60 g de manteiga


1 xícara de farinha de trigo


3/4 de xícara de água


Pitada de sal


Recheio e cobertura


Sorvete de creme


Calda de chocolate


Coloque a água, o sal e a manteiga em uma panela pequena. Leve ao fogo e ferva até a manteiga derreter. Retire do fogo e acrescente a farinha de uma só vez, misture bem até alisar a massa e leve ao fogo novamente, mexendo com uma colher de pau até que a massa se desprenda do panela. Retire do fogo e deixe esfriar. 

Coloque a massa no tigela e comece a bater com uma colher de pau, acrescente I ovo e bata até estar incorporado, junte outro ovo e bata até incorporar, faça o mesmo com os restantes. É importante colocar os ovos um a um. Isso pode ser feito na batedeira.

 Coloque a massa em um saco de confeiteiro com o bico redondo de 1 cm e vá fazendo os profiteroles em uma assadeira, deixando uma distância de 3 cm entre cada um.

 Para colocar a massa na assadeira, faça um movimento circular com 5 cm na base e vá subindo em espiral como se fosse uma cobra enrolada.

 Asse por cerca de 5 minutos em forno quente, abaixe a temperatura e asse mais 15 minutos. 

Corte os profiteroles ao meio e recheie com uma bolo pequena de sorvete de creme. Regue com a calda.







Profiteroles com Sorvete de Chocolate



Lista de comprar


3/4 da receita sorvete de chocolate


Para a massa


manteiga para a assadeira


100 g farinha de trigo - 3/4 xic. (chá)


75 g manteiga sem-sal - 5 colh. (chá)


175 ml água - 3/4 xíc. (chá)


2,5 ml sal - 1/2 colh. (chá)


3-4 ovos


Para pincelar


1 ovo


2,5 ml sal - 1/2 colh. (chá)


Para a calda de chocolate


375 g chocolate meio amargo


250 ml creme de leite - 1 xíc. (chá)


30 ml conhaque (opcional) - 2 colh. (sopa)


1 Como fazer a massa


1 Aqueça o forno a 200°C. Pincele a assadeira de modo uniforme com manteiga derretida. Peneire a farinha numa tigela média.


2 Corte a manteiga em pedaços. Ponha-os numa panela grande, com a água e o sal.


- Junte a manteiga à água fora do fogo, para que a manteiga derreta e se misture bem à água, quando aquecida


3 Aqueça até a manteiga derreter. Deixe levantar fervura e desligue em seguida.


Cuidado


A água não deve ferver antes que a manteiga derreta, porque a evaporação pode afetar as proporções da massa.


4 Junte a farinha à manteiga com água, toda de uma vez, e bata vigorosamente com a colher de pau.


5 Bata por cerca de 20 segundos, até misturar tudo muito bem e a massa se soltar das paredes da panela, formando uma bola de massa. Volte a panela ao fogo e continue a bater em fogo baixíssimo por cerca de 30 segundos, para secar a bola de massa. Tire do fogo.


- O calor da manteiga e o da água cozinham a farinha, formando uma bola de massa


6 Junte os 3 ovos, um de cada vez, nexendo bem após cada adição.


- Bata um ovo de cada vez, para que a massa absorva-o aos poucos


- Quando a massa estiver com ovos suficientes, ficará brilhante


7 Bata o último ovo numa tigelin e vá juntando aos poucos, ate q a massa fique brilhante e macia.


Dica


Talvez você não precise do último ovo.


- Se você dobrar a boca do saco de confeitar sobre a mão, fica mais fácil enchê-lo


8 Ponha um bico liso de 1 cm no saco de confeitar. Torça o saco e confeitar, encaixando o plástico a bico com os dedos.


Dica


Ao torcer o saco de confeitar e apurrá-lo em direção ao bico, você ita que a massa vaze ao usá-lo.


9 Dobre a boca do saco de confeitar por cima da mão, formando uma "gola", e encha com a massa, raspando a espátula na beirada da dobra. Quando estiver completo, endireite o saco de confeitar e torça a boca até não haver mais nenhum ar dentro.


10 Segure a boca torcida do saco de confeitar entre o polegar e o indicador e esprema-o com delicadeza; faça 30-35 bolinhas de massa de 2,5 cm, bem espaçadas.




2 Como pincelar e assar as bombinhas


1 Bata o ovo junto com o sal, até misturar bem. Deixe descansar por 2-3 minutos, até o sal dissolver bem a clara.


2 Pincele as bombinhas com a mistura.


Cuidado


Não deixe pingar asma gota de ovo na assadeira, caso contrário a massa gruda e não cresce de modo uniforme.


3 Aperte cada bombinha de leve com os dentes do garfo, primeiro numa direção, depois na outra, fazendo um desenho cruzado.


- As marcas feitas com o garfo, ajudam a massa a crescer por igual


- Um pano de prato dobrado substitui as luvas de forno


4 Asse em forno preaquecido por cerca de 25-30 minutos, até que as bombinhas estejam douradas e firmes. Coloque em uma grade.


- Todas as bombinhas devem sair bem redondinhas e douradas do forno


- O ovo dá um aspecto lustroso


5 Com a faquinha bem afiada, corte horizontal em cada bombinha, para deixar sair o vapor. Deixe esfriar. Enquanto isso, leve o sorvete do freezer para a geladeira, para amolecer um pouco.




3 Como fazer a calda de chocolate e terminar as bombinhas


1 Pique o chocolate e ponha-o numa panela média, de fundo grosso, junto com o creme de leite. Aqueça devagar, mexendo, até que o chocolate derreta e a calda esteja espessa.


- Mexa sem parar enquanto aquece o chocolate e o creme, para não formar pelotas


2 Se for usar o conhaque, junte-o à calda de chocolate e creme de leite e misture bem. Mantenha a calda aquecida até a hora de despejar sobre as bombinhas.


- O sorvete de chocolate escorre de leve da massa levíssima


- Delicadamente, separe as 2 metades de cada bomba, para dar espaço ao recheio de sorvete


3 Encha as bombinhas com uma bola de sorvete. Empilhe-as numa travessa rasa.




Ao servir


Despeje a calda quente de chocolate por cima. Sirva imediatamente.


- A calda de chocolate é derramada sobre as bombinhas






Profiteroles de Doce de Leite Light, com Creme de Ricota e Requeijão, e Sua Calda Gelada de Amoras


Na ausência das amoras, utilize outras frutinhas vermelhas.

Ingredientes


Para seis pessoas:


125ml de água.


60g de margarina light.


Uma pitadinha de sal.


60g de farinha de trigo, peneirada.


200g de doce-de‑leite light.


300g de ricota fresca.


300g de requeijão light.


400g de amoras inteiras, congeladas.


Adoçante em pó, a gosto.


Preparo


Numa panela, colocar a água, a margarina light e uma pitadinha de sal. Levar ao fogo médio.


Assim que ferver, despejar a farinha. Mexer e remexer, muito bem, com uma colher de madeira, até que a massa comece a se desprender das bordas e do fundo da panela. Manter por mais um minuto, sem parar de mexer. Retirar do calor. Aos poucos, adicionar as claras, misturando e remisturando – até que, ao se repuxar a massa com as pontas dos dedos, ela forme uma espécie de ganchinho. Numa assadeira untada, ou protegida por papel-manteiga, com um saco de confeiteiro, ou com duas colheres, dividir a massa em 12 montinhos, muito bem espaçados entre si. Levar ao forno, fraco, 160 graus, por cerca de 40 minutos – a massa tem de crescer e ficar bem firme. No entretempo, não abrir o forno em hipótese nenhuma, para que os montinhos não murchem. Deixar que esfriem. Abrir cada profiterole pelo meio e preencher com o doce-de-leite light. Reservar na geladeira. Com um garfo, amassar a ricota e o requeijão até obter uma pasta consistente e homogénea. Reservar na geladeira.




Numa panela, levar ao fogo, médio, as amoras e um pouco de adoçante, mexendo de quando em quando. Assim que ferver, retirar do calor. Deixar que esfrie. Reservar na geladeira. No momento de servir, colocar dois profiteroles já recheados em cada prato. Entre ambos, encaixar uma colherada da pasta de ricota e requeijão. Por cima, despejar a calda de amoras. Enfeitar com amoras e hortelã.





Sorvete de Queijo Brie com Profiteroles ou Tulipas


Ingredientes


Para o sorvete


250 g de queijo brie


250 g de ricota


300 g de açúcar


2 litros de leite


3 claras





Para a massa de profiteroles



500 ml de água


250 g de manteiga


350 g de farinha de trigo


9 ovos


50 g de manteiga sem sal (para untar)






Para a massa de tulipa



170 g de açúcar


1 clara


5 g de raspas de limão


170 g de farinha de trigo


Manteiga para untar



Modo de preparo


Para fazer o sorvete, bater todos os ingredientes no liquidificador, colocá-los em uma tigela e levar ao congelador por 6 horas. Retirar do congelador, bater em batedeira por 10 minutos e voltar para o congelador por mais 3 horas. Repetir o mesmo processo por mais 3 vezes ou até o sorvete criar volume e ficar macio. 

Quando alcançar esse ponto, levar ao congelador por aproximadamente 3 horas. Se o sorvete for produzido em máquina industrial, bater os ingredientes no liquidificador até ficarem bem homogêneos Em seguida, levar para a máquina de sorvete e bater por 10 minutos. Guardar no freezer por aproximadamente 3 horas.


Para fazer a massa de profiteroles, ferver a água com a manteiga. Quando levantar fervura, acrescentar a farinha e cozinhar por 5 minutos, mexendo sem parar. Colocar a mistura na batedeira, em velocidade média, e acrescentar os ovos aos poucos. 

Bater até formar uma massa bem pastosa. Colocar a massa no saca-puxa, com bico de pitanga médio, e modelar as bombinhas ou os profiteroles em uma assadeira retangular ou redonda. Assar em forno na temperatura de 180°C por cerca de 20 minutos.


Se preferir a massa de tulipa, misturar o açúcar com a clara e as raspas de limão. Em seguida, adicionar a farinha de trigo, misturando bem até que a massa fique lisa.

 Untar uma fôrma com manteiga e colocar a massa às colheradas. Com a mesma colher, abrir as porções de massa até que alcancem uma circunferência de 14 cm cada uma.


Assar em forno a 200°C por 5 minutos ou até dourar a massa. Retirar com uma espátula e formar as tulipas, modelando-as no fundo externo de uma fôrma de minipudim, com circunferência de 5 cm aproximadamente.


Servir o sorvete como recheio dos profiteroles ou das tulipas, acompanhado de compota de maracujá.




Dicas


A massa de profiteroles, chamada choux, pode ser usada também para carolinas, éclairs e bombas, entre outras preparações, decorativas ou não.


A casquinha de tulipa pode ser utilizada como base para vários recheios, como sorvete, salada de frutas etc.

























Nenhum comentário:

Postar um comentário