Wiener Schweineschnitzel, o delicioso empanado austríaco!
Preparei ontem a noite (eu só cozinho no jantar, rs) um prato típico de Viena, que se encontra em quase todos os restaurantes por aqui também, e é realmente muito consumido.
É o que seria pra nós, um bife à milanesa (que é quase a mesma coisa, sendo diferente o "italiano de Milao", por no preparo da receita original, nao levar farinha de trigo antes de passar pelos ovos batidos).
Antes, a carne utilizada era de vitela, entao chamado somente de Schnitzel (Schwein significa porco, em alemao) mas a mais popular hoje é a versao suína.
Pode ser feito também com peito de perú, sendo chamado Putenschnitzel (Pute = perú).
A tradicao diz que se deve acompanhar o prato com batatas e limao, mas aqui na Alemanha, come-se também com salada verde, e geléia de frutas silvestres.
A coisa é simples, mas faz uma sujeira que só vendo, rs: envolve-se os escalopes em plástico e dá-lhes rolo ou martelinho! Primeiro passo é amaciar a carne, rs. Depois tempera-se com sal e pimenta, só.
Passe-os pela farinha de trigo, ovos batidos, entao farinha de rosca, pressionando bem. A fritura é algo que também vale a pena ser discutido, rs.
A forma tradicional de se fritar esses escalopes, é na manteiga ou óleo, numa frigideira rasa.
Mas eu tenho a impressao de que ficam tremendamente mais suculentos e crocantes, sendo fritos por imersao no óleo, e foi o que eu fiz.
Levei-os ao fogo alto, panela com óleo bem quente, em quantidade suficiente para cobrí-los, até que dourassem bem dos 2 lados. Escorra e/ou seque em papel absorvente, e ta feito!
A companhia para o nosso prato principal veio à moda Suíca, o que nao ficou assim tao fora da "atmosfera", afinal, da Áustria pra Suíca "dá pra ir de bicicleta", rsrs. Brincadeiras à parte, distância nao indica afinidades culinárias sempre, mas ficou legal...
Fiz batatas Rösti (Röschti em suico-alemao), que ta explicadinho logo ali, no próximo post!
http://evamosbotaraguanofeijao.blogspot.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário