domingo, 13 de novembro de 2011

Bolo de Morango


Bolo de Morango



Há tempos não preparava um bolo tão prático e rápido de fazer. 
Na verdade eu também não sou muito de preparar bolos...mas tem dias que bate 
aquela vontade e a minha hora do chá não pode ficar sem, realmente bate aquela
vontade incontrolável e parto para a cozinha a fim de assar um bolinho.

 Os morangos assados juntos com a massa dão uma textura muito interessante na
 massa que incorpora a acidez da frutinha perfeitamente...é realmente um bolo
 especial e, claro, uma excelente opção para uma visitinha de amigas na sua casa...
sobremesa de almoço de domingo (bata um pouco de chantilly para acompanhar)..
.ou até mesmo para fazer como eu...comer sozinha...já que pensamento guloso é o
 que não me falta nos ultimos dias...



Tempo de preparo: 10 Minutos
Tempo de forno: Aproximadamente 45 Minutos
Rendimento: 1 forma de aproximadamente 20cm (Eu fiz meia receita)
Fonte: Adaptado do blog Gourmand Recipes

Ingredientes

250g de farinha de trigo
125g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
3/4 xícara de açúcar (150g)
2 ovos
1/2 xícara de leite (Dobrei a quantidade e usei creme de leite fresco)
1 colher (chá) de essência de baunilha
1 colher (sopa) de fermento em pó

Para finalizar

180g de morangos frescos inteiros
2 colheres (sopa) de açúcar mascavo claro

Modo de preparo

1. Pré aqueça o forno a 160 graus.
 Unte uma forma redonda com manteiga, cubra as laterais e o fundo com papel
 manteiga e unte o papel manteiga novamente com a manteiga, reserve.


2. No bowl da batedeira (eu fiz tudo na mão...não queria fazer o barulho da 
batedeira), coloque todos os ingredientes e bata em velocidade baixa por 30 
segundos, aumente a velocidade e bata por mais 2 a 3 minutos. 
(Eu coloquei tudo no bowl e bati bem por mais ou menos uns 5 minutos).


3. Transfira a mistura para a forma preparada, coloque os morangos por cima
 (empurre delicadamente para entrar um pouco na massa), salpique com o açúcar
 mascavo claro e leve ao forno pré aquecido por mais ou menos 45 minutos, ou até 
que ao fazer o teste do palito ele saia limpo. 

Quando estiver assado, retire do forno e deixe esfriar em uma grade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário