sábado, 14 de maio de 2011

A Verdadeira Receita do Strogonoff

Bouef Stroganov - A Verdadeira Receita do Strogonoff

Bouef Stroganov
Rússia

Este prato, de rápida preparação, famoso no mundo inteiro e mais conhecida por nós como Strogonoff, (Muitos pensavam que era uma receita francesa, leve engano!), é de origem russa , mais diretamente referente a Ucrânia. 

Esse prato durante a invasão napoleônica à Russia era servido aos  prisioneiros franceses diariamente pois , a carne o iogurte ( nata de leite talhada) e o picles eram a principal ração servida aos soldados russos e os cogumelos facilmente encontrados nas estepes e eram os únicos ingredientes que existiam pra alimentar os prisioneiros. 

Com a libertação dos prisioneiros que retornaram a França, levaram consigo essa receita que também tornou-se muito popular naquele país com o nome de Strogonoff ( talvez derivado da própria pronúncia em francês) e assim tornou-se mundialmente conhecido.


Apesar de popular entre o Exercito Russo, esse prato nasceu em uma família nobre na Ucrânia, foram seus padrinhos os Strogano-, família de comerciantes de Novgórod que no século XVIII, que tinham atingido seu auge do poderio naquela época. 

Já no século XVI os Stroganov possuíam terras e salinas nos Urais, onde nessa altura era aonde terminava a esfera de influência dos soberanos russos, onde possuíam um exército particular que posteriormente se incorporou ao Exército Russo.

 A avançada sobre os Urais deveu-se à sua iniciativa. Por essa ocasião, foram-Ihes concedidos privilégios que ainda hoje parecem fantásticos e se tornaram fornecedores de matérias prima para todo o exército trazendo consigo essa receita.

 Esta Iguaria só fica boa se preparado com  a carne cuidadosamente limpa de peles e gorduras.

 Apesar de originalmente ser preparado com Iogurte, na França sua preparação foi adaptada a manteiga e o creme de leite, mas o paladar também se torna assim mais delicado.

Ingredientes


2 cebolas,
80 g de manteiga,
30 g de farinha,
1/4 I de caldo de carne,
1 colher de mostarda,
Sal a gosto,
suco de 1  limão,
1 copo de iogurte,
2 pepinos em conserva,
100 g de cogumelos estufados,
500 g de lombo de vaca ( filé mignon) 
50 ml de vodka

Modo de Preparo

Pique irregularmente a cebola e doure-a na manteiga. Polvilhe com a farinha e regue com o caldo.
 Deixe cozinhar o molho por 15 minutos. 

Tempere o iogurte com a mostarda, o sal e o suco de limão, e adicione esse "Sour Cream" ao refogado, sem parar de mexer
Junte os cogumelos e os pepinos cortados finos e deixe refogar um pouco. 

Corte a carne em cubos ou tiras e frite-a, em fogo alto, numa frigideira. 
A carne tem de ficar rosada por dentro, flambe com a vodka.
 Não deve, de modo algum, ficar passada demais, pois torna-se insípida. Misture a carne frita ao molho.

Sem deixar refogar demais, pois o "Sour Cream" pode talhar. Se gostar, pode enriquecer o molho com tomate em rodelas (que se juntaria à cebola). 

Sirva com batatas fritas, massa de gnocchi pré cozidos ou almôndegas feitas de pão amanhecidoem cada lugar da Ucrânia, usam acompanhamentos diferentes, mas se quiser o velho 

"Arroz com batatas palhas" fica bão também!!!! rsrsrs!

Buono Appetito

Chef Paulinho Pecora

Nenhum comentário:

Postar um comentário