sábado, 14 de maio de 2011

Tagliatelli all'uovo, a moda antiga....!

Tagliatelli all'uovo, a moda antiga....!

Aprenda a fazer esta receita maravilhosa, passo a passo. 

Estes passos, são milenares entre nós descendentes de italianos e passada de geração a geração na minha família.

 Em alguns de meus eventos e conforme pedidos, assim procedo coma confecção da massa. 

Aproveite pois é delicioso, tanto fazer quanto comer...Esta Receita serve pra qualquer tipo e prato típico de "Pasta" só mudará com a forma de manuseio e de cortes.

Junto desta receita estou mostrando um video de uma senhora italiana fazendo o tagliatelli da mesma forma que ensino e que me fez lembrar minhas Nonnas e minha Mamma...acredito que vai te ajudar e te emocionar também, como eu me emocionei, pois cresci vendo as mulheres da minha família fazerem "La Pasta fatta in casa" e fez me lembrar de fatos doces e lindos da minha vida


Ingredientes (Para 1 Kg de macarrão pronto)

300 g de farinha de trigo especial
300 g de semolina de trigo
5 ovos extras inteiros
1 colher de azeite de oliva extra virgem
sal e agua, o quanto precisar e bastar. 


Observação: a aguá nesta receita só será usada se os ovos não forem suficientes, pois ovos de galinha não seguem um padrão de tamanho nem de umidade e também tipos de farinhas diferentes podem ter propriedades de absorção de umidades diferentes, 
por isso manter a massa macia é importante pra o manuseio e trabalho da mesma, não esqueça, uma massa mais macia, menor esforço no trabalho. 

Modo de fazer

- Misture as duas farinhas homegeinamente
- Abra um buraco na massa, como se fizesse um "vulcão" conforme a foto 1

- Nesta "abertura" coloque os ovos, a colher de azeite e uma pitada do sal

- Com um garfo bata os ovos como um "omelete", sem juntar a farinha

- Depois de amalgamar todos os ovos, com o prórpio garfo vá juntando a farinha bem devagar, sem pressa e com movimentos circulares.

- Vá juntando a farinha de trigo excedente a mistura lentamente. 


- Após isso amasse massa conforme as fotos 2, 3, 4 e 5, sempre com movimentos de dentro pra fora e de dentro para fora.

- Deixe a massa descansar por 1 hora, coberta com um pano úmido

- Divida a massa, com uma faca em 4 pedaços iguais para facilitar o trabalho.

- Abra cada pedaço de massa, com o "pau de macarrão" , sempre polvilhando farinha para que a massa não grude a 
facilite seu trabalho até ficarem bem finas.

- Para cada pedaço aberto, enrole como se fosse um rocambole, sem apertar conforme as fotos 6, 7 e 8.

- Com a faca corte os pedaços em tamanhos iguais, conforme seu gosto e sua receita, conforme a foto 9

- Desenrole uma a um, conforme a foto 10 e coloque numa bandeja com farinha polvilhada, note que uma técnica muito 

usada é de formar "ninhos" com as fatias de massa desenrolada, basta você segurar uma ponta da massa e colocar a outra 


ponta na assadeira polvilhada e ir deitando lentamente, 
formando o ninho.


- Aí é só escolher seu molho e cozinhar a massa em agua 

fervente abundante, um pouco de sal e um fio de óleo.

Essa receita serve para outras receitas, inclusive para macarrão com recheios


Buono Appetito


Chef Paulinho Pecora

Nenhum comentário:

Postar um comentário