sábado, 14 de maio de 2011

Molho branco para saladas

Molho branco para saladas


Molho bem cremoso ligeiramente adicicado para saladas de todos os tipos, principalmente as feitas com folhas. Uma prima me deu essa receita faz um tempo, desde então tenho usado muito em meu buffet e também aqui em casa.

Ingredientes

200 g de maionese
200 g de creme de leite
170 g (1 pote) de iogurte natural de mel
1 dente de alho picadinho ou amassado

Modo de preparo

Misture bem todos os ingredientes.


Molho branco para saladas versão light

Eu preparo também uma versão mais light desse molho. Uso 1 pote de iogurte desnatado, 1 colher de sopa de mel, 1/2 caixa de creme de leite light e 1 dente de alho bem pequeno. Também fica boa, mas é um pouco mais ácida do que a versão original.

Esse molho branco é o meu favorito para comer com a salada mista completa


Salada Mista


Salada mista bem completa com folhas, cenoura, tomate, queijo minas, croutons, rosfibe e ovos cozindos!


De vez em quando faço aqui em casa para o jantar um saladão como esse acima. Muito fácil de preparar e é uma refeição completa, saudável e ainda leve e fresca para o verão. Minha saladinha só não é muito light... Mas você pode optar por itens menos calóricos!




Eu gosto de fazer minhas saladas usando um ingrediente de cada grupo abaixo, normalmente aquele que tenho em casa:




1 - Folhas variadas como base (bem lavadas e higienizadas) - desde a tradicional alface comum ou as que você tiver em casa ou gostar.


2 - Coloco pelo menos uma proteína, mas você pode optar por uma salada vegetariana - presunto, queijos de varios tipos, pedaços de frango, peito de peru, salame, rosbife como na foto, etc. Pode também usar atum ou sardinha.


3 - Algo adocicado - gosto muito de maçã e uvas sem caroço. Mas manga, pera, morangos e frutas secas combinam muito bem.


4 - Algo crocante como croutons, nozes ou castanhas picadas. Veja meus croutons feitos em casa.


5 - Tomate - quase sempre eu coloco


7 - Verduras diversas - cenoura ralada ou cozida, beterraba, aspargos, milho, ervilha, palmito, etc.


6 - Acrescento ovos cozidos quando quero um prato mais consistente


7 - Normalmente complemento com parmesão para um sabor mais forte


8 - Também tempero com ervas ou sais temperados - salsinha fresca, orégano,manjericão, etc.


9 - Molho - eu gosto de molhos cremosos como o honey mustard, mas use o seu favorito.




Gostou? Pretendo mostrar outras saladas que faço ainda nesse verão! Aguardem.


Veja também minha receita de salpicão

http://www.aromasesabores.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário