sábado, 14 de maio de 2011

Cabelinho de anjo com frango à moda indiana

Cabelinho de anjo com frango à moda indiana


Cabelinho de anjo com frango e ervilha, ligeiramente apimentado e temperado com garam masala.

Essa receita foi inspirada em um prato tradicional indiano chamado de Sevian Keema, feito com carne moída. A técnica usada é muito curiosa: a massa é tostada em ghee (manteiga clarificada) antes de cozinhar e é cozida em caldo junto com o carne. Fica com sabor amendoado e bem soltinha!

Adaptei a receita para que ficasse bem fácil de fazer e com ingredientes encontrados em qualquer lugar. Utilizei frango já cozido que tinha em casa, mas você poderá utilizar sobras de carne moída (ou carne comprada para fazer o prato) ou de outra carne picadinha.

A massa eu troxe de São Paulo, pois encontrei uma aletria italiana já cortada em pedacinhos, que comprei pensando nessa receita. Mas você pode usar qualquer massa bem fininha e esmagar com as mãos ou cortar com uma tesoura em tamanho menor.

Ingredientes

250 g de cabelinho de anjo picado
1 colher de sopa de manteiga (ou ghee)
2 colheres de sopa de óleo
1/2 cebola média picadinha
2 dentes de alho amassados
1 colher de chá de gengibre fresco ralado
1 colher de sopa de extrato de tomates
Sal a gosto
1 e 1/2 colher de chá de garam masala
1 2 1/2 xícara de frango cozido e picado
1 xícara e meia de caldo de frango ou água (aproximadamente)
1/2 lata de ervilhas

Modo de preparo

Em uma frigideira ou panela rasa aqueça uma colher de sopa de óleo e a manteiga e junte a massa. Deixe dourar em fogo médio mexendo de vez em quando para não queimar. Reserve.

Em outra panela prepare o molho: refogue a cebola no óleo até ficar transparente, junte o alho e o gengibre ralado. Deixe dourar.

Junte o extrato de tomates, o frango cozido (ou carne) e as especiarias. Junte o caldo ou água e deixe ferver. Salgue a gosto mas não se esqueça que boa parte da água vai secar e com isso os sabores se intensificam.

Adicione a aletria tostada, tampe a panela e deixe cozinhar em fogo baixo. Mexa de vez em quando e verifique se a água já secou. Se a água secar antes da massa estar cozida junte um pouco mais de água.

Sua massa pode ficar mais sequinha ou com mais molho, você que escolhe!

obs. GARAM MASALA é uma mistura de temperos indiana. Se você não encontrar utilize especiarias a gosto.

http://www.aromasesabores.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário