segunda-feira, 9 de maio de 2011

ALCACHOFRAS - esta receita é da hora

ALCACHOFRAS - esta receita é da hora

Sou fã de Mark Bittman, jornalista e escritor do New York Times.
 
Sempre que quero desenvolver alguma receita mais saudável 
e vegetariana recorro a seu livro, How to cook everything 
vegetarian, que para mim é como uma bíblia; 
sempre a tenho a meu lado. 

Para aqueles, como eu que querem usufruir de suas 
dicas ele escreve na coluna Minimalist do NYT às 
quartas feiras e no caderno Paladar do Estadão, 
que sai as quintas feiras em São Paulo. 

Sua última receita publicada logo me atingiu no meu
 ponto mais fraco na cozinha... as alcachofras - que 
amo de paixão e preparada por ele de uma 
maneira muito simples. 

Quando era criança aguardava ansiosamente a estação delas.

 A cozinheira da casa as preparava na panela de pressão 
com água quente. 

A parte vinha um molho branco para acompanhar. 
Tamanha era a minha vontade que chegava a devorar 
três delas de uma só vez. 

E era tudo o que comia naquela refeição. 
Não precisava de mais de nada.

 Quem compartilha desta paixão é minha afilhada 
Ju e minha amiga e cliente Paula a quem dedico esta postagem.




Vejam como é fácil prepará-las do jeito de Mark Bittman. 
Comece cortando a haste, depois corte-as ao meio no sentido vertical. 

A seguir use uma colher para retirar a parte espinhuda; 
aquela parte que fica encima do coração.

 Com auxilio de uma faca retire as folhas duras e as folhas 
próximas à haste. Não corte mais do que é preciso porque
 a parte de baixo da alcachofra é tão saborosa quanto o coração.

Coloque as metades da alcachofra com seu interior voltado
 para uma frigideira com manteiga clarificada e deixe dourar. 

A seguir coloque um caldo de vegetais; de preferência feito
 em casa, adicione o vinho branco e tampe a frigideira. 

Deixe cozinhar por aproximadamente 20 minutos, virando 
apenas uma vez.

 Quando as alcachofras estiverem cozidas, retire-as e deixe 
aquecidas como aqueci o rosbife em outra postagem; 
isto é no banho maria. 

Reduza o caldo da frigideira e coloque restias de limão
 siciliano (ou limão cravo), um pouco mais de manteiga 
e sirva como molho.

Segundo Mark o tempo de preparo se assemelha ao do 
cozimento tradicional das alcachofras mas, o sabor é 
incomparável.

Já que estamos na época delas vamos todos para a
 quitanda ou atrás de um caminhão recheado de alcachofras..
Você tem dúvidas e quer ver o vídeo com o passo a
 passo do preparo?
clique aqui
  • foto arquivo New York Times

Nenhum comentário:

Postar um comentário