sábado, 2 de abril de 2011

Pecan Pie


Pecan Pie


Olá!
Tudo começou da última vez que fui a São Paulo, quando minha chefa me levou para comer pastel em uma feira próxima à praça da árvore. Estava chovendo e vi de longe um saco de noz pecã em uma barraca, mas pela pressa não comprei. Burrice, né, porque em São Carlos isso simplesmente não existe [nem feira nem noz pecã].
Acontece que desde aquele dia eu fiquei com aquela vontadinha persistente de fazer a Torta de Pecã, uma sobremesa clássica do sul dos Estados Unidos, preparada à base de açúcar mascavo, xarope de glucose e a tal pecã, uma noz típica americana. E você acha que consegui esperar uma nova ida a SP pra comprar pecã? Nada, andei dois dias debaixo de chuva [e olha que choveu, viu?] até que [ufa!] achei um único potinho delas, perdido entre as nozes comuns, em uma padaria metida a chic. E lá fui eu pra casa, feliz da vida, assar uma torta.

Não se tem certeza, mas atribui-se a criação da Pecan Pie aos franceses de New Orleans, que ao entrarem em contato com a cultura indígena nativa descobriram a noz americana. O que se sabe realmente é que a receita popularizou-se à partir do livro de culinária The Fannie Farmer Cookbook, do começo do século passado.

Gente, e o negócio é bom, viu! E fácil de fazer! O problema é achar a noz [achei que com a noz comum também podia dar certo, mas o Diego do ThinkFood já me disse que nem pensar!rs]. Usei uma receita de mãe do site Bakerella, reduzida para apenas uma torta, mas depois de provar dei razão a ela fazer pelo menos três tortas de pecã por vez!rs


Pecan Pie
[receita retirada daqui e adaptada para apenas uma torta]

Ingredientes:
1  fôrma rasa de tortas [20cm de diâmetro] forrada com uma massa básica de tortas, como essa aqui, sem ir ao forno e congelada.

60g de manteiga derretida;
160g de açúcar mascavo claro [usei do escuro];
1/3 de colher de farinha de trigo;
160ml de glucose de milho clara;
1/2 colher de sopa de extrato de baunilha;
2 ovos grandes;
160g de noz pecã em metades.

Preparo:
Preaqueça o forno a 180 graus.
Misture bem o açúcar, amassando com as costas de uma colher para desfazer os grânulos. Adicione a farinha e mexa até ficar uniforme.
Adicione a glucose e a baunilha e bata até ficar bem misturado e cremoso.
Incorpore a manteiga derretida fria, mexendo devagar com uma colher.
Quebre os ovos em outra tigela, e retire aquelas "coisinhas brancas" que ficam presas às gemas [senão, na hora de assar as "coisinhas" vão para a superfície da torta, e não fica bonito]. Bata os ovos rapidamente e misture ao recheio. Adicione as pecãs e misture.
Recheie a massa congelada com esse recheio  leve ao forno preaquecido por cerca de 40 minutos, até o recheio dourar e inchar levemente.
Retire do forno, e deixe esfriar [o recheio vai abaixar, enquanto esfria]. Sirva com creme chantilly.



Nenhum comentário:

Postar um comentário