sábado, 2 de abril de 2011

Papos de Anjo

Papos de Anjo

Olás, pessoínhas!
Estou fazendo essa postagem às pressas devido à idéia da Glorinha, do blogcafecomglorinha.blogspot.comA idéia se chama 'Colorindo a Vida' é super legal: ela indica uma cor, e os blogs participantes postam algo com aquela cor: tem flores, comidas, imagens, frutas, enfim.

 Não precisa ser comida, mas como da Cozinha Coletiva só sai comida, resolvi ontem a noite que eu faria algo do caderno velhinho de receitas da minha avó, que copiei na última visita que fiz a ela. E claro, algo amarelo. Foi fácil achar, e mais fácil ainda fazer:


Papos de Anjo [a receita pede 24 gemas, reduzi pra 6, mas passo aqui a receita completa]

Calda: [para 24 gemas. Para 6 reduzi para 1 xícara de açúcar e 1 de água]
Coloque pra ferver 2 litros de água mais 2 quilos de açúcar cristal, mexendo até dissolver. Junte raspas de 1 limão, um pau de canela e um cravo, e deixe ferver sem mexer até formar uma calda rala, mais ou menos 25 minutos.

Papos: Junte 24 gemas em uma tigela, adicione 1 colher de chá de fermento em pó e bata na batedeira por 30 minutos, até ficar fofo e claro.

Distribua o creme em forminhas de empada de 5cm de diâmetro e muito bem untadas com manteiga, até as bordas. Leve ao forno preaquecido a 180 graus até dobrar de volume e corar levemente. É levemente mesmo, ok? 5 minutinhos.

Desenforme os papos, fure-os com um palito de dentes e deite-os na calda morna, afundando-os para ficarem bem encharcados. Coloque em uma compoteira e conserve na geladeira.

Espero que gostem do doce! Reduzindo a receita pra 6 gemas consegui 10 papos de anjo deliciosos e muito práticos. Afinal, 24 gemas fica meio demais, né? Deixa pro Natal.

Papos de Anjo é uma receita portuguesa, claro. Imagina a criação dela: as freiras portuguesas usavam toneladas de claras para engomar os hábitos, e com as gemas que sobravam elas tinham que inventar o que fazer. 

E graças a isso, seja lenda ou não, temos esse acervo de receitas amarelinhas de ovos, tão rico e tão saboroso!

Ah, gente, muito obrigado pelo carinho e pelos votos de melhora durante o final de semana, viu? Estou bem melhor, sendo cuidado pela mamãe e vovó [ah, que cute!rsrs]. Mamãe saiu lá da cidade dela pra me socorrer em São Carlos, tadinha..rs. O médico disse que era começo de pneumonia, acredita? Que medo! Mas já tá tudo sob controle! Obrigado meesmo : D

Feliz Dia Amarelo pra todo mundo! ; )

Nenhum comentário:

Postar um comentário