sábado, 2 de abril de 2011

Meu primeiro Pão Caseiro

Meu primeiro Pão Caseiro




















"O homem começou a assar pães pelo menos 6000 anos antes de Cristo nascer, na chamada Nova Idade da Pedra. Eram justamente pedras os objetos usados para esmagar as sementes, produzindo uma farinha crua que, misturada com água, se transformava em massa. (...)


Os egípcios foram os primeiros a assar pães com textura fina. Eles se tornaram especialistas em cultivar o trigo, que vendiam aos gregos - estes, com o tempo, se transformaram nos mestres padeiros do seu tempo.(...)


No ano 100 a.C. havia 258 padeiros em Roma. De lá pra cá o pão conquistou o mundo e os métodos de fabricação se sofisticaram, até a automação e a produção em massa do século XX.


Passado tanto tempo, o cheiro de pão quentinho ainda dá ao ambiente uma sensação de aconchego, de reunião, de família.
(...)
Antes de começar a preparar a receita, verifique os ingredientes e utensílios - uma forma pequena demais pode estragar todo o trabalho.
Por fim,só faça pão no dia em que estiver realmente com disposição. Pão não comporta falta de calma.


Depois de aprender as operações, o processo é simples. E há sempre alguma coisa inerente que nos satisfaz, no ato de assar um pão - alguma coisa, provavelmente, relacionada aos 8000 anos de tradição que ele trás consigo."
Bettina, chef da Cozinha de Cláudia


Achei esse texto em uma revista antiga e tive que postá-lo. Ontem eu fiz meu primeiro pão em casa, e não há nada tão mágico quanto o ritual de se misturar os ingredientes, amassar com farinha, até sentir a massa lisa, quem antes grudava toda na pedra, se soltar e ser moldável. 

Depois a massa é coberta, com carinho, e no espaço mais quentinho da cozinha é deixada pra crescer. Uma bolinha de massa no fundo de um copo d'água de repente sobe e bóia, e a massa que descansava encheu a tigela. 

Moldar os pães é tradição antiga: estica e enrola, estica e enrola, só usando as mãos, até formar um rolinho apertado. 

Os rolinhos são acomodados em um tabuleiro grande e, cobertos, descansam outra vez. Em 40 minutos eles dobram de tamanho, gordinhos, prontos para o forno. E no forno ainda crescem um pouco mais, e tomam cor, odourado mais lindo do mundo! 

A massa aumenta de tamanho mas diminui de peso: os pães saem do forno leves, todo aerados por dentro. Ao desgrudar um do outro você percebe se deu certo: devem rasgar, delicadamente, desprendendo finas camadas de massa leve como algodão. Nisso a casa  toda já cheira a pão quente, a amor e a família.

Segue a receita da minha mãe, e da minha avó, antes dela, e por aí vai. E todo mundo deve conhecer uma ao menos parecida.
Espero que gostem.

Pão Caseiro Básico

Ingredientes:

30 gramas de fermento biológico fresco;
2 xícaras de leite morno [se for quente, mata o fermento, então morno mesmo - experimente na pele a temperatura];
1/2 xícara de óleo;
3 ovos em temperatura ambiente;
1 colher de chá rasa de sal;
1 colher de sopa de açúcar;
1 quilo de farinha de trigo de boa qualidade.

Preparo:

Misture o leite morno, óleo, ovos, açúcar, sal e fermento com um fouet, rapidamente. Você pode bater tudo no liquidificador mesmo, pra facilitar.

Coloque metade da farinha em uma tigela grande, despeje a mistura e vá mexendo com uma colher, adicionando mais farinha. Começe a mexer com as mãos, adicionando farinha aos poucos.

 Passe para uma pedra enfarinhada, ou mesa, e vá amassando a massa, até que ela fique macia e não grude mais - atenção, ela deve desgrudar não por excesso de farinha, e sim por ser bem amassada - a massa fica com cara de úmida, mas não gruda mais. Você deve amassar, sempre com força, por uns 15, 20 minutos.

Forme uma bola com a massa, retire uma bolinha e reserve. Coloque a massa dentro da tigela grande, cubra com uma toalha dobrada, coloque em uma sacolinha plástica, amarrada, e dentro do forno [desligado], para descansar. A bolinha você coloca em um copo com água fria.

Enquanto isso unte e enfarinhe uma assadeira grande, ou 4 fôrmas de pão de fôrma.
Depois de uns 40 minutos a bolinha, que ficava no fundo do copo, vai subir. Desembrulhe a massa e veja se ela ocupou a tigela toda [dobrou de tamanho]. Se sim, transfira para uma superfície enfarinhada e corte a bola de massa em 4 fatias grossas. Cada fatia será um pão.

Abra uma fatia de cada vez, com as mãos mesmo, até que tenham uns 14cm por 30cm, por aí [as pontas ficaram mais finas, mas é normal]. Enrole o pão: segure a massa por um dos lados menores e com a outra mão puxe o outro lado menor até a primeira mão, enrolando.

 Desenrole um pouquinho e repita o procedimento, para ficar mais apertado, faça isso umas duas vezes, até vc ver que está com formato decroissant. Faça isso com as 4 fatias de massa.

Coloque os pães na assadeira grande, com a parte da emenda da massa para baixo. Deixe uns 5cm entre os pães. Cubra com a toalha novamente, e deixe descansar por mais 25 minutos, até crescerem outra vez.

Asse em forno preaquecido, 160 graus, por 40 minutos. Se no final os pães ainda estiverem pouco corados, aumente o forno e deixe mais uns 5 minutos ou até pegar cor [os meus não precisaram].

Nenhum comentário:

Postar um comentário