sábado, 2 de abril de 2011

Cozinha Colombiana: Arepas!

Cozinha Colombiana: Arepas!



O post de hoje é especial: a Karen, nova moradora aqui da república, importada da terra da Shakira, nesse final de semana resolveu cozinhar para nós um prato muito comum e tradicional da Colômbia e Venezuela, as arepas. 

A Karen disse que a palavra 'arepa' significa 'milho' no idioma indígena da região, e que há uma briga entre os dois países pela disputa da nacionalidade do quitute. 

Disse também que as arepas venezuelanas são muito boas, mas que na Colômbia a variedade de tipos é muito maior: mini-arepas sem sal, para comer com geléia, arepas recheadas de queijo, arepas amarelas, brancas, com queijo ralado na massa, ou cortadas e recheadas como um pão sírio, arepas assadas, cozidas, fritas, enfim!

 Todas elas têm o mesmo princípio: farinha de milho pré-cozida [amarela ou branca], água e sal. 

O mais complicadinho da história é a tal farinha pré-cozida, que é importada e difícil de achar. 

Andei pesquisando na net e vi receitas em que ela é trocada por farinha de milho em flocos ou por fubá, mas achei também uma marca nacional, a Perdiz, que oferece uma farinha pré-cozida. 

O mais garantido, porém, é usar aquela Milharina, que é da Quaker e a gente geralmente usa em cuscuz [como a Milharina é amarela, suas arepas ficaram um pouquinho diferente das minhas, em q a farinha é branca].


Arepas Colombianas com Queijo

Como fazer:
Em 1 e 1/4 xícaras de água fria adicione sal a gosto e meio queijo minas tipo frescal ralado no ralo grosso. Adicione 1 xícara de farinha de milho pré-cozida, e misture continuamente, até obter uma massa consistente. Não é preciso amassar.
Deixe repousar por uns 3 minutos. Usando as palmas das mãos em concha, uma contra a outra, faça bolas com a massa e amasse-as até ficar no formato de um hambúrguer bem grosso.
Frite em frigideira anti-aderente com um fio de azeite, no fogo baixo, até dourar dos dois lados.
Sirva quente.
Essa receita rendeu 5 arepas de uns 11cm de diâmetro.

           [farinha de milho branco pré-cozida própria para arepas]

As arepas são deliciosas! Não se parecem com nada da nossa culinária e é impossivel só comer uma. Confesso que no domingo a noite eu já estava quase pedindo pra Karen fazer outra vez : D
Ah, e essa receita é básica, você pode variar: retirar o queijo da massa e colocar uma fatia de recheio quando for moldar as arepas, ou fazer sem queijo mesmo, e depois cortá-las ao meio e rechear com carne desfiada.


2 comentários:

  1. De verdade que vocês só colocam 1 xícara de milharina? Eu precisei de quase um quilo e ainda assim não pude fazer bolinhas... O pior de tudo é que também tenho a minha colombiana que não me serviu de muita coisa... hahahha

    ResponderExcluir
  2. achei a harina pan pra vender no brasil; é a farinha original pra se fazer as arepas. compartilho o lugar:

    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-545579841-harina-pan-para-preparo-de-arepas-_JM

    ResponderExcluir