sábado, 2 de abril de 2011

A Bruxa tá solta!

A Bruxa tá solta!



Olá!
A Torta de Abóbora, ou Pumpkin Pie, é uma das sobremesas mais tradicionais dos Estados Unidos, e está ligada a duas comemorações culturais muito típicas também, o Halloween [dia das bruxas, que é hoje! Buuh!] e o Thanksgiving Day  [o dia de ação de graças americano], ambos no Outono. Esses dois feriados, ainda que familiares, são bem diferentes para nós, do Brasil - assim como o sabor da Torta de Abóbora!
Eu confesso que estava bem preocupado quanto à questão do gosto, mas mesmo assim decidi tentar. A receita é fácil: uma massa básica recheada de um creme doce de abóbora e especiarias. As especiarias consistem em uma mistura chamadaPumpkin Pie Spice, que leva canela em pó, cravo em pó, noz-moscada, e gengibre. Nada melhor que uma receita típica para conhecer melhor uma data típica, né? Então achei a minha no Joy of Baking, que é um site americano bem legal e com receitas bem confiáveis.
E, depois de dias sem cozinhar, pois o gás estava no fim e o salário óh, lá fui eu para a cozinha  com uma abóbora e uma faca nas mãos [momento filme de halloween].


 Bom, minhas opiniões sobre a Torta de Abóbora:
_ Sim, são realmente diferentes ao nosso paladar. Porém mais na textura do que no sabor. O sabor lembra muito o gosto daquele doce de abóbora com cravo, sabe? Só que a textura é cremosa, então a sensação é que um textura extranha tem um sabor familiar;
_ É uma torta saborosa, quente, devido aos temperos e ao açúcar mascavo. Não dá pra comer 2 ou 3 fatias seguidas;
_ O problema é a cor. Pois é, gente, a receita que fiz leva açúcar mascavo - marrom - misturada à cor de abóbora da abóbora. O resultado é um creme de cor estranha, que tem cara de ruim, sabe? Não dá vontade comer, apesar de depois de provar dá pra saber que o gosto é bom. Então que for se aventurar a fazer essa receita, use açúcar branco mesmo, pra quem sabe ela ficar alaranjada, e não cor de burro quando foge.
_Valeu a pena fazer. Eu gosto de conhecer pratos típicos dierentes dos nossos, e a torta é gostosa, apesar de não ser deliciosa. Só acho que a primavera não é a época ideal para uma receita quente, né? Melhor fazer em junho, julho.

E aí, você vai tentar também?


Pumpkin Pie
Ingredientes da massa:

2 xícaras de farinha de trigo;
1 xícara [200g] de manteiga gelada em pedacinhos;
1/4colher de chá de sal;
1/4 de xícara de açúcar;
1 gema;
1/2 colher de chá de canela em pó;
4 colheres de água gelada.

Ingredientes do Creme de Abóbora:
3 ovos;
2 xícaras de puré fresco de abóbora [abóbora cozida ou assada até amolecer e passada por uma peneira];
1/2 xícara [120ml] de creme de leite fresco;
3/4 de xícara de açúcar mascavo [use da comum, ou da cristal amarela, para ficar com uma cor mais alaranjada];
1 colher de chá de canela em pó;
1/2 colher de chá de gengibre em pó;
1/8 da colher de chá de cravo em pó;
1/2 colher de chá de sal.

Creme de leite batido em chantilly para acompanhar.


Preparo da massa:
Misture farinha, açúcar, canela e sal, e adicione a manteiga. Amasse com as pontas dos dedos até virar uma farofa. Adicione a água e a gema, amasse levemente.
Abra a massa com um rolo e forre o fundo de uma fôrma para tortas de 23cm de diâmetro, faça furos com um garfo e leve para gelar por 20 minutos.
Retire da geladeira, cubra com papel alumínio e assem em forno a 180 graus por 15 minutos. Retire o papel alumínio e asse por mais 10 minutos. Reserve.

Preparo do Creme de Abóbora:
Em uma tigela grande, bata os ovos ligeiramente. Vás acrescentando os demais ingredientes até formar um creme homogêneo.
Recheie a massa já assada com esse creme. Leve ao fono, preaquecido a 180 graus, por 45 minutos, até o recheio firmar, mas permanecer úmido no centro.
Deixe esfriar sobre uma grade.
Sirva em temperatura ambiente, acompanhado de chantilly.


E feliz dias das bruxas!


Nenhum comentário:

Postar um comentário