sábado, 2 de abril de 2011

Brownie de Cacau e Doce de Leite

Brownie de Cacau e Doce de Leite



Hallo people!

Da última vez que minha mãe e meu irmão vieram aqui, fiz brownie de cacau para eles. A receita com cacau é a que sempre faço, porque é raro ter chocolate em barra aqui, mas dessa última vez dobrei a receita e sei lá o porquê ficaram um bocado amargos. 

Hoje eu achei uma nova receita de brownie de cacau, mais equilibrada que aquela que eu usava, e tão fácil quanto. Resolvi experimentar, e aproveitar para dar fim em uma lata de doce de leite que estava piscando para mim da prateleira toda vez que eu passava! Adaptei a receita rapidinho e 25 minutos depois estava pronto o brownie, docinho pelo doce de leite, mas com o fundo amargo do cacau. Delícia pra comer tomando leite gelado!



Brownie de Cacau e Doce de Leite

Ingredientes:

3/4 de xícara de manteiga;
1 xícara de açúcar;
2 ovos;
3 colheres de chá de extrato de baunilha;

1/2 xícara de cacau em pó [tem que ser cacau mesmo, que não é adoçado];
3/4 de xícara de farinha de trigo;
1/4 de xícara de leite, se necessário;

3/4 de xícara de nozes ou castanhas picadas [usei praliné de castanha do pará, que eu tinha já pronto];
1 lata de doce de leite.


Preparo:


Eu uso uma fôrma antiaderente para brownies, mas você pode usar uma fôrma comum untada com manteiga e com o fundo forrado de papel manteiga untado. Minha fôrma mede 25x35cm. Ah, não use batedeira nessa receita, ok?
Coloque o açúcar em uma tigela.

Derreta a manteiga sobre a chama direta [sem banho-maria] e despeje imediatamente sobre o açúcar. Mexa e reserve, até que o calor da manteiga derreta levemente o açúcar.

Espere a mistura esfriar e incorpore uma colher de sopa generosa de doce de leite. Adicione os ovos, um a um, e a baunilha, misturando bem após cada adição.
Adicione o cacau e a farinha, e misture bem até ficar brilhante. Se estiver muito seco, adicione um pouquinho de leite.

Por fim, junte as castanhas, passadas na farinha para não afundarem.
Distribua a massa na fôrma e alise a superfície com uma faca.

Coloque o restante de doce de leite às colheradas, sobre toda a massa. Com um garfo, mescle a massa de brownie com o doce de leite.

Leve ao forno 170 graus preaquecido por 25 minutos, ou até que enfiando um palito ele saia manchado de chocolate.
Deixe esfriar, se conseguir...rs

Dica: antes de cortar deixe o brownie no freezer por uns 10 minutinhos. Os quadrados ficarão certinhos e bem acabados!



Nenhum comentário:

Postar um comentário