terça-feira, 8 de março de 2011

Torta de maçã invertida

Torta de maçã invertida


Receita do G1, da Cozinha Popular, pela chefe Ciça Ribeiro, que ensina a preparar uma receita francesa adaptada de torta de maçã invertida. A fruta ajuda na digestão, modera o apetite, controla o colesterol, entre outros benefícios.
Cherry red summer apple isolated on whiteIngredientes
  • 1 e ½ xícara (chá) de farinha de trigo
  • 2 colheres (sopa) de açúcar
  • ½ colher (chá) de sal
  • ¾ xícara (chá) de manteiga gelada em pedaços
  • 6 colheres (sopa) de creme de leite batido
  • 1 gema
Para o Recheio
  • ½ xícara (chá) e 1 colher (sopa) de manteiga na temperatura ambiente
  • 1 e ½ xícara (chá) de açúcar
  • 11 maçãs cortadas em  quatro
  • Creme de leite batido para acompanhar
Modo de Preparo
Primeiro, misture a farinha, a manteiga, o sal e o açúcar. A chefe de cozinha dá uma dica. “Como eu vou fazer na mão, para não ficar muito melado eu vou amassar primeiro a manteiga com os ingredientes secos”.
Quando a massa estiver ligeiramente homogênea, adicione a gema e por último o creme de leite. Embrulhe a massa e ponha na geladeira por cerca de meia hora. “Depois disso, ela estará pronta para ser usada”.
Durante os 30 minutos que a massa tem que passar na geladeira aproveite para fazer o recheio. “Corte a maçã em quatro, tire a semente e coloque na água com um pouquinho de limão para ela não escurecer”.

Montagem 
Unte a frigideira com manteiga, reserve duas colheres de sopa de açúcar e coloque o restante do açúcar na frigideira com a manteiga. Use fogo médio e cozinhe até o açúcar derreter e borbulhar, mais ou menos três minutos, tire do fogo e ajeite as maçãs no fundo da frigideira bem juntinhas.
Depois de colocar a primeira camada de maçã, ligue o fogo novamente. As maçãs precisam cozinhar por, pelo menos, 30 minutos. “As maçãs vão cozinhando dentro do caramelo e ela vai murchando. Com isso abre espaço para colocar o restante das maçãs”. Depois disso, tire do fogo.
Hora de abrir a massa. Com um rolo, deixe a massa um pouco maior que a frigideira e coloque por cima das maçãs, apertando as beiradas. Leve ao forno pré-aquecido em 210 graus, mas cuidado com o cabo da frigideira. “Eu forro todo cabo de madeira com papel alumínio, então não vai ter perigo de queimar o cabo da frigideira”.
Deixe a torta assando durante trinta minutos. A dica para tirar o doce da forma é explicada pela cheffe. “Traz de volta e desenforma ainda quente porque senão o caramelo gruda no fundo da frigideira”.
Sirva a torta de maçã quente ou fria. Para acompanhar, coloque um pouquinho de creme de leite.

http://dicasereceitas.com
/

Nenhum comentário:

Postar um comentário