quarta-feira, 23 de março de 2011

Gyoza - massa e recheio

Quase não fazia gyoza em casa, os meus sempre saiam com um sabor diferente. Mas depois que vi na TV a receita do recheio, me animei e fui fazer (usando a massa comprada), e gostei muito! Daí me animei a fazer a massa também, que para uma primeira tentativa, até que ficou bom! Acabei deixando com a espessura grossa, acho que poderia ter feito mais fininho.

Gyoza Massa - fiz pequenos e grandes, renderam quase 30.

Misture: 125 gr de farinha de trigo especial para pão, 125 gr de farinha de trigo comum e pitadinha de sal, que é opcional, eu não coloquei.Depois vá acrescentando água morna até dar o ponto da massa, sove muito bem, até ficar lisa e não grudar nas mãos. Devo ter usado +- 130 ml de água.
Depois coloque numa vasilha, cubra com filme plástico e deixe descansar por 1 hora.
Enquanto isso faça o recheio.
Depois faça bolinhas e abra com um rolo; ou divida a massa em quatro, abra e corte a massa com um cortador redondo. Mas eu prefiro fazer as bolinhas e abrir.
O recheio pede repolho, na primeira vez fiz com ele; mas dessa vez tive que fazer com acelga, pois o senhor repolho estava um escândalo de caro, não tenho ideia do porquê, mas estava quatro vezes mais caro do que a acelga. Daí fui de acelga, mas o sabor ficou ótimo do mesmo jeito.
Reeditado: acabei de ver no Jornal da manhã(dia 19) o motivo do preço tão alto, é por causa desse tempo doido, ainda estamos com clima de inverno, o que prejudicou as plantações de repolho...entonces...sem repolho por algum tempo... ;0)Gyoza Recheio
Primeiro pegue 150 gr de repolho (sem aquela parte dura da folha), e ferva até que fique mole, depois deixe esfriar um pouco e pique bem pequenininho. Reserve.
Pique 20 gr de nirá e 10 gr de gengibre. Reserve. Eu usei o gengibre ralado de bisnaguinha.

Se quiser coloque meio dente de alho ralado; ou 1 colher de cebola picadinha; ou ainda alho póro picadinho. São opcionais. Eu não coloquei nada.

Pegue 200 gr de carne de porco moída e com as mãos "amasse" "esprema" "sove" , até virar uma massa. Depois tempere a carne com sal, pimenta do reino, 2 colheres de chá se sake, 2 colheres de chá de óleo de gergelim, 1 colher de sopa de molho de soja e uma pitadinha de ajinomoto (glutamato monossódico). Acrescente junto as verduras reservadas e mão na massa ( na carne) de novo. Depois de bem misturado está pronto para ser usado.

Pegue aquelas faquinhas de manteiga ou geléia para rechear, são melhores do que usar colher.

Coloque o recheio no meio da massa, passe um pouquinho de água na borda e feche. Só tome cuidado na hora de moldar o gyoza, faça ele ficar "em pé", não é para ficar igual ao pastel do Brasil "deitado".


Depois que fizer todos, coloque um pouco de óleo (+- 2 colheres de sopa) numa frigideira e aqueça (fogo médio para fraco) depois coloque os gyozas de pé, enfileirados. Depois que a base do gyoza estiver dourada, acrescente +- 40 ou 50 ml de água quente e em seguida tampe a panela, depois que a água sumir o gyoza estará pronto. A água deve ser jogada em cima dos gyozas e não dos lados. Até dourar leva 1 minutinho, para a água evaporar deve demorar uns 3 minutinhos. Ou seja uns 5 minutos para fritar o gyoza.
Sirva o gyoza com molho. Eu compro pronto, esse da foto é bem gostoso.
Mas pode ser feio em casa, misture molho de soja com vinagre, óleo de gergelim e pimenta vermelha, ou gengibre ralado.
A carne fica parecendo uma massa!


http://blogdereceitasdaemilia.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário