terça-feira, 8 de março de 2011

Como preparar um sanduíche de pernil matador


Como preparar um sanduíche de pernil matador

Olha, não sei aí onde você mora, mas aqui na minha terra, 
esse sanduba é um verdadeiro clássico, capaz de fazer a 
gente rodar kilômetros enfrentando um trânsito do capeta,
 índices de poluição chineses e motoboy chutando espelhinho
 só pra saborear um verdadeiro Sanduíche de Pernil.








  Sanduíche de pernil.  a receita é complexa. Complexa, mas 

não difícil. Ou seja: você vai ter muito trabalho e vai demorar,
  basta ter paciência e um mínimo de cuidado que você vai conseguir.

Essa é uma receita muito louca, vai no forno, na panela e 

na geladeira. Você começa a preparar hoje, e só vai comer amanhã.

Comecemos pela compra do pernil.  Compre  uma peça de pernil de porco, de aproximamente 1kg. Isso, nem precisa ser muito, 1kg dá pra encher vários sandubas.

Aqui tem um detalhe importante: tem partes do pernil que são mais secas, outras tem mais gordura. Prefira uma peça que tenha um pouquinho a mais de gordura. Isso não significa que você deva escolher uma peça que seja SÓ gordura, usa a cabeça e lembra que você não está fazendo sabão, está fazendo um delicioso sanduba de pernil.

Legal, então vamos coloca-lo para marinar. Procura um pote / frasco / refratário / tupperware , e coloque o pernilzim dentro.  que caiba o pernil e mais um pouco. É  importante deixar um espaço porque você vai colocar um monte de coisas pra temperar é importante também não deixar muito espaço de sobra. Já, já eu explico porque, e você vai me dar razão.

Corte uma cebola em rodelas,  uns 4 dentes de alho ,picota um maço de salsa e cebolinha, sal.   salgue com cuidado.  um pouquinho daquela pimenta-do-reino.

 Recapitulando: você pegou uma vasilha e colocou o  pernil, cebola, alho, salsa e cebolinha, sal e pimenta, certo? Cade o  
 Vinho branco seco. Para que o pernil seja marinado, pois a carne precisa ficar submersa em liquidos e condimentos.

Olha lá, o pernil debaixo do tempero todo

Acabamos a primeira parte. Fecha bem a vasilha  (esqueci de falar, ela tem que ter tampa), chacoalha como se não houvesse amanhã e bota a criança pra dormir no aconchego da sua geladeira. Para no dia seguinte.
A primeira coisa que a gente vai fazer é mandar o nosso marinado pro forno. Despeja todo mundo numa bandeja, coloca um copo d'água pra fazer volume, cobre com papel alumínio e olha pro relógio. 

Faz a conta, você vai tirar aquilo do forno umas 2 horas depois. Tempo suficiente pra você preparar o resto das coisas.  

Obs: O pernil tem que ficar no forno 2h. Mas isso depende do seu forno, por motivos óbvios. A partir da primeira hora, vale a pena abrir o forno de vez em quando pra avaliar. Se o líquido secar, joga mais água na bandeja. O pernil fica pronto quando você não aguentar mais o cheiro maravilhoso que sair do seu forno, digo, quando você espetar ele com o garfo, e parecer que está espetando uma manteiga derretida. Ele fica macio pra caramba.

Enquanto ele tá no forno, picote mais uns 3 dentes de alho, e guarde num pires. Corte mais umas 2 cebolas médias em rodelas, guarde numa xícara. Praticamente um chá, mas recomendo não beber cebola e alho no café da manhã.

Picote um tomate grande, dois pequenos ou um médio e meio, tanto faz. Faça as contas e tenha tomate picado, que você pode colocar num pratinho.

Pimentão, você vai precisar de bastante pimentão. Três, pra ser mais exato. Um de cada cor. Se você não sabe, as cores são vermelho, amarelo e verde. Picota os 3 e deixa num pote qualquer.

Confere como está o pernil. Se ele estiver macio e o cheiro estiver te enlouquecendo, o pernil está pronto. Retire ele da bandeja sem, necessariamente, jogar fora o líquido que sobra. 
Pega uma faca e  picotando o pernil sem comer tudo antes da hora.

Hora do refogado. Sabe o que é um refogado? É a base de um moooonte de pratos que você come e acha gostoso. Basicamente, uma fritura de cebola, alho e mais um monte de coisas.

Comece escolhendo uma panela grande, pense que você vai ter que colocar tudo isso que você preparou dentro dessa panela. 

   Deite um pouco de azeite extra-virgem  na panela e manda pro fogo.

Alguns segundos depois, jogue lá toda a cebola. Vai começar a fazer barulhinho, cheiro gostoso na cozinha, aquela coisa toda. Misture um pouco com uma colher de pau.

Sempre que eu faço refogados, costumo jogar uma folha de louro na hora da cebola. Ajuda a ficar mais bacana, pode confiar.

Assim que a cebola começar a murchar e ficar meio amarelinha, jogue o alho picotado. Essa é A HORA.  O cheiro é coisa de louco. Mexa um pouquinho pro alho dar aquela queimadinha bacana, e jogue todo o resto: pimentões e tomate.

O seu trabalho daqui pra frente é, basicamente, mexer essa coisa. Fica mexendo até os pimentões ficarem meio molengas. O pimentão é o ingrediente mais rígido da receita toda, quando ele estiver mole, todo o resto já tá bom.

- ritmoooooo.... ritmo de feestaaaa...

 Jogue o que sobrou dentro da panela, picado pequeninho. Aproveite e mande pra panela também aquele resto de líquido que sobrou na bandeja. Aquilo é cebola, alho, vinho, caldo do próprio pernil... Não tem como ficar ruim, né?

Bacana, agora basta mexer até misturar bem, deixa ferver um pouquinho todo mundo junto, o recheio do sanduíche não pode ficar muito líquido, você deixa ferver até reduzir um pouco. Tá quase pronto, finalmente.

Recomendo roubar um pedacinho da panela, embora eu duvide veementemente que ainda não o tenha feito. Nesse momento, você pode corrigir o sal, se for necessário.

Enquanto ferve, mande alguém buscar pão fresco na padaria. Mande o dinheiro contado, você vai esquecer de pegar o troco, eu te conheço. Tome uma cerveja enquanto ferve, ainda não havia lembrado disso.

Pronto. O pessoal voltou da padaria, abra um pão, jogue o pernil lá dentro e seja feliz.

: isso que é sanduíche-iche.

Rendimento: um monte. Dá pra fazer uns 10 sandubas fácil, fácil.
Tempo de preparo: um monte. Vire um escravo da sua própria cozinha.
 Pense que vai gastar umas 30 pratas, mas vai alimentar um monte de gente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário