quarta-feira, 23 de março de 2011

Bolo molhado de coco

Bolo molhado de coco

 

Sou muito interessada em doceria brasileira e acho que ainda vou ter que voltar por um mês direto como parte da pesquisa que quero fazer. Ainda não sei quando isto acontecerá mas vai acontecer.




Enquanto isso vou fazendo as minhas pesquisas, e lendo as milhares de receitas e histórias que me caem nas mãos. 
Algo que me fascina são os nossos bolos.


Esta receita aqui me lembra de casa, de um bolo parecido 
comido no meio da tarde.




Infelizmente a fonte da receita não traz história ou referência regional. Esta no Grande Livro de Receitas de Cláudia que me foi presenteado pela Patrícia Scarpin. Lindo presente.

É uma ótima receita, o bolo não fica muito doce apesar do leite condensado, e devido à calda fica bem molhadinho. 
A idéia do coco ralado por cima foi minha. 
Fica mais com cara de bolo de coco.

Das pesquisas que fiz sei que no início da nossa colonização já se encontravam coqueirais na nossa costa, mas só bebiamos a água e comiamos o conteúdo. A utilização do leite de coco na nossa culinária é influência indiana.

Quanto a esta receita só queria dizer que este é um bolo que deve ser comido de preferência no mesmo dia em que for feito.

Bolo molhado de coco

4 ovos
¾ xícara de leite condensado –
165g de manteiga sem sal derretida e esfriada


240g de farinha de trigo
1 colher de sopa de fermento para bolo


Para molhar o bolo:

240ml de leite de coco
45g de açúcar

Use uma forma forma de 25 cm – ou uma quadrada 
de 24 cm. Unte, polvilhe com farinha de trigo e reserve.
Pre-aqueça o forno – 180oC.

Bata os 4 ovos por 5 minutos – é importante para a 
textura do bolo. Os ovos vão dobrar de volume.
 Acrescente o leite condensado, a manteiga derretida,
 a farinha e fermento peneirados. 



Com uma espátula mexa bem os ingredientes até que 
a mistura fique homogênea.


Transfira para a forma e asse por uns 30 minutos ou
 até que passe o teste do palito.

Retire do forno, faça furos com um garfo ou com um 
espeto de metal, e derrame o leite de coco misturado
 com o açúcar por cima. 

Deixe esfriar por uns 5 minutos antes de transferir
 para uma grelha . Salpique coco ralado por cima 
antes de servir.

http://trembom.com/


Nenhum comentário:

Postar um comentário