quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Tomate Confit

Tomate Confit




Tomate Confit
Esta receita ou técnica? Bom, também foi executada na aula e… gostei tanto que refiz em casa em quantidade apreciáveis. Além de ser bem fácil, é uma ótima opção de comida feita em casa que pode ser preparada com certa antecedência. É realmente gostoso, os amantes de tomate vão gostar.
O uso é dos mais variados, seja frio ou quente. Fica ótimo com pasta (né!), no pão de leite, na bruschetta de ciabatta, com salsicha… quebra o galho quando bateu aquela preguiça de fazer molho.

Tomate Confit

Tomate Confit
Ingredientes
  • 700g de tomate uva (ou cereja) higienizados
  • 200mL de azeite de boa qualidade
  • 2-3 dentes de alho com casca lavados
  • 1-2 ramos de alecrim fresco
  • 1/2 colher (chá) de vinagre de tangerina
  • Pitada de açúcar cristal
  • Pimenta-do-reino moída
  • Sal
Modo: pré-aqueça o forno em 180ºC, ideal que seja a temperatura bem baixa.
Corte os tomates no sentido do comprimento. Experimente o tomate com sal para saber qual a característica de sabor ele tem. Se é ácido, se é doce… Assim, saberá quanto de sal deverá colocar e precisará usar o açúcar por causa da acidez. Tempere com sal, pimenta-do-reino, açúcar e vinagre. Junte o alho, alecrim e o azeite.
O tomate uva estava bem doce e pouco ácido para um tomate, porém mesmo assim coloquei uma pitada de açúcar e achei necessário o vinagre para dar uma acidez-azeda. Mas isso depende do seu gosto.
Transfira os tomate para um refratário, deixando a face cortada para cima. Pode colocar uns em cima dos outros, e coloque todo o líquido que ficou na tigela.
Leve para assar por cerca de 40-45 minutos, dependerá da consistência dos seus tomates. Deve ficar cozido, mas sem desmanchar. Deixe esfriar dentro do forno mesmo. Guarde num pote de vidro e guarde na geladeira, dura cerca de 2 semanas.
Se quiser um gosto mais forte do alho e do alecrim deixe-os junto com os tomates, caso contrário retire antes de guardar.
Observações
Alho: utilizei 3 dentes e não os removi antes de guardar, o gosto fica marcante. Se não gosta tanto de alho assim, coloque 2 dentes e remova-os depois.
Alecrim: coloquei 2 ramos bem “folhados” e os mantive depois de pronto, assim como o alho o gosto fica marcante. Caso não seja muito fã de alecrim, coloque menos e retire depois.
Vinagre de tangerina: é suave quando comparado com o tinto e o branco, a melhor substituição seria o de maçã.

http://pratofundo.com/2283/tomate-confit/

Nenhum comentário:

Postar um comentário