terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Pãozinho Integral

 Pãozinho Integral


Depois que eu comecei a me aventurar a fazer meu
 próprio pão, não compro mais. 

Acho que finalmente cheguei à um resultado satisfatório. 

É muito fácil de fazer, não tem conservantes, não tem 
açúcar, você pode adicionar os ingredientes que mais 
gostar, sem falar que por a mão na massa é uma delícia.

Ingredientes (rendem 10 pãezinhos):

2 xícaras de farinha de trigo integral;
1 xícara de aveia;

1 xícara de farinha de trigo;
2 colheres de sopa de gergelim (pode usar linhaça ou o que desejar);

3/4 de xícara de óleo (usei azeite);
1 colher de sobremesa de fermento biológico instantâneo;

1 colher de chá de sal;
250ml de água morna;

Misture todos os ingredientes secos, em seguida o óleo
 e vá adicionando água até desgrudar das mãos e 
formar uma massa homogênea e fácil de trabalhar. 

Pode ser que precise mais água ou não utilize os 250ml, 
vai depender da umidade do ar, da farinha, enfim, sinta 
a massa!

Esse negócio de tacar farinha na bacanda e ficar sovando 
até a exaustão não é comigo não. 

Eu faço numa bacia grande e vou amassando até
 desgrudar das mãos, depois mais um pouquinho
 para aumentar a elasticidade da massa e chega.

Faça bolinhas (as minhas eram do tamanho de uma bolinha 
de ping-pong), coloque em uma assadeira (se não for 
antiaderente é bom passar um pouquinho de óleo). 

Faça cortes com uma faquinha afiada na superfície da
 massa
 (só p/ fazer um charme mesmo). Deixe descansar na
 assadeira 
coberta com um pano dentro do forno desligado por 2 horas. 

Elas vão crescer bastante.

Acenda o forno em 200º, deixe aquecer por 10 minutos
 (tire a assadeira de dentro, of course!) e após aquecido, 
volte a assadeira e deixe até os pães dourarem. 

Cada forno é de um jeito colega, no meu levou uns 
40 minutos p/ ficar pronto.

Dica: o pão fica infinitamente melhor no dia seguinte. 

Logo que sai do forno a casca fica muito dura, mas
 no dia seguinte fica ótimo. 

Depois de frio guarde em recipiente com tampa. 

Eles podem ser congelados depois de pronto, mas tem
 que descongelar em temperatura ambiente ok?

http://www.panelaterapia.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário