quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Bolinhos de batata e queijo


Sobraram-me umas batatas cozidas com a pele de uma refeição anterior e foi nestes bolinhos que resolvi recicla-las. Ficaram muito bons, com um delicioso sabor à queijo e orégãos. Podem ser servidos como entrada ou petisco, ou até como acompanhamento se forem moldados num formato mais pequeno...

Ingredientes para 4 pessoas

- 6 batatas médias
- 2 dentes de alho picados finamente
- 1 ovo + 1 gema
- 3 colheres (sopa) de queijo ralado (tipo parmesão, queijo da ilha...)
- 1 colher (sopa) bem cheia de farinha integral
- 1 colher (chá) de orégãos secos
- sal & pimenta moída no momento
- óleo vegetal q.b.

Preparação

Lavar e esfregar muito bem as batatas. Levar a cozer com a pele em água temperada de sal até se apresentarem cozidas mais ainda firmes. Escorrer muito bem as batatas e deixar arrefecer por completo.

Descascar as batatas e corta-las em pedaços. Colocar os pedaços de batata numa tigela e esmagar com um garfo até obter um puré não muito fino.

Juntar o ovo e a gema. Adicionar a farinha, o queijo ralado, os orégãos e os alhos picados. Temperar com sal e pimenta. Misturar muito bem com o garfo até o preparado ficar homogéneo.

Cobrir com filme transparente e deixar repousar por 20-30 minutos no frigorífico.

Untar ligeiramente as mãos com óleo e moldar os bolinhos, enrolando porções de puré entre as palmas das mãos. Reservar os bolinhos sobre um prato ligeiramente humedecido.

Aquecer algum óleo numa frigideira grande anti-aderente e juntar os bolinhos. Fritar em lume médio até ficarem bem dourados de todos os lados.

Escorrer os bolinhos sobre papel absorvente e transferir para um prato fundo. Servir os bolinhos quentes ou mornos, com salada de folhas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário